Uso do transporte individual cresce na Grande BH
<p>Segundo Pesquisa Origem Destino, os moradores da região metropolitana estão deixando de usar o transporte coletivo para usar carros e motos</p>
Uma pesquisa do governo de Minas Gerais apontou o que todos os moradores já perceberam. O número de usuários do transporte individual tem crescido na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ou seja, o transporte coletivo tem dado lugar aos carros e motos.
De 2002 para 2012 o aumento foi de 12,6%, passando de 18,2% para 30,8%. Os dados são da Pesquisa Origem Destino, que teve resultados apresentados nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana (Segem).
A taxa de mobilidade na RMBH, que corresponde ao número de viagens por habitante/dia, passou de 1,49 em 2002 para 2,66 em 2012. Paralelo ao aumento de automóveis e do número de viagens, o tempo que o morador gasta para ir de um lugar a outro também aumentou. A média geral aumentou de 28 para 35 minutos.
Os dados da pesquisa são fundamentais para o planejamento urbano e para a evolução da mobilidade. Com base no estudo e diagnóstico da Pesquisa Origem Destino 2012, serão definidos os investimentos e as ações que o Governo de Minas fará nos próximos 10 anos no transporte de pessoas e de mercadorias nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.