FecharX

Vamos brincar lá fora?

Praças e parques de BH são um convite a brincadeiras e muita diversão para os pequenos



Créditos da imagem: Débora Gomez
Main foto debora gomez  20140806145240
Thomás vai à praça com a avó Valéria e a madrinha Débora.
Redação Sou BH
21/01/15 às 21:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Com um ano e seis meses, o pequeno Thomás já sabe o que é bom: brincar. E é por isso que, quase todos os domingos, a avó Valéria Sampaio acorda bem cedo e junta os brinquedos do neto para leva-lo à Praça da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários). “Aqui ele tem contato com outras crianças. É o programa predileto dele!”, conta animada a avó.

Principalmente, aos fins de semana, a praça é dominada pelas crianças, que encontram espaço para correr, fazer amigos e respirar um pouco de ar puro, além de andar de trenzinho e resgatar algumas brincadeiras antigas, como bolha de sabão e pega-pega.

Fernanda Ribeiro, mãe de Luiz Miguel, de dois anos e quatro meses, também não poupa esforços pelo bem-estar do filho. Desde bem pequeno, ele é acostumado com o campo e os ares da natureza. “Sempre que dá, vamos para o sítio. E quando ficamos na cidade, sempre venho com ele para praças”, conta Fernanda, que frequentava principalmente a Praça da Assembleia, que atualmente está interditada para manutenção. “O contato com a natureza é muito importante para as crianças, principalmente as criadas em apartamento. Faz muito bem para eles”, completa a mãe.

Outro lugar querido das crianças é a Praça Floriano Peixoto (Av. do Contorno, 3097 - Santa Efigênia). Além das flores, que sempre dão um colorido ao local, ela possui brinquedos como balanço, gangorra e escorregador, além de extensas áreas com grama verde, ideal para piqueniques ou para um cochilo depois da brincadeira. “Sempre venho aqui com minha mãe. Me divirto muito”, conta Ana Luiza.

A menina completa cinco anos em setembro e já tem tudo organizado para sua festa: será um piquenique na Praça do Papa (Praça Governador Israel Pinheiro, Mangabeiras). “Escolhemos lá por ser bonito, de fácil acesso e por ter muito espaço para as crianças, que podem até soltar pipa, já que a época é ótima para isso. Os amigos da Ana adoram!”, explica Tânia Alves, mãe da aniversariante. A praça fica cheia, principalmente aos sábados e domingos, que é quando as crianças e os próprios pais têm mais tempo livre.

Dicas do Na Pracinha para brincar lá fora

Idealizado por Flávia Pellegrini e Mirian Barreto, o blog Na Pracinha é campeão em compartilhar opiniões, experiências e dicas sobre o universo infantil. E para tornar mais agradáveis os passeios ao ar livre, nada melhor que dicas de quem entende do assunto.

Veja as sugestões do Na Pracinha de como aproveitar ainda mais a diversão “do lado de fora”, convocando toda a família para a brincadeira:

Horário: o ideal é brincar pela manhã ou à tardinha, evitando o sol quente, que inclusive deixa alguns brinquedos impróprios para o uso.

Conservação: os brinquedos são públicos. Por isso, a conservação deles deve começar com cada um. “Explique para seu filho que ele deve cuidar do balanço, do escorrega, com o mesmo cuidado que cuida dos brinquedos em casa”, adverte o blog. 

Respeito: há brinquedos, em algumas praças e parques, adaptados para cadeirantes. Vale respeitar o espaço e não deixar os pequenos subirem sem necessidade, com o perigo de se machucarem. 

Brincadeiras: a praça e o parque já promovem a diversão por si só, mas se quiser levar alguns brinquedos para incrementar o passeio, as dicas são: 

Bolha de sabão: as crianças amam e elas sempre chamam a atenção, atraindo mais amigos ao redor. “Experimente levar mais de uma e emprestar para outras crianças que estiverem por lá. Você certamente vai presenciar momentos de muita alegria e empolgação”, aconselha o Na Pracinha.

Bicicleta e velotrol: são ideias para aproveitar os amplos espaços, mas vale observar as restrições em relação a tamanho de bicicleta em alguns parques.

Peteca: uma dupla é suficiente para gastar energia e se divertir.

Bola: hora de usar e abusar do brinquedo que vive cheio de restrições dentro de casa, para não quebrar os enfeites e vidros. Ao ar livre, pode ser usado sem moderação.

Alimentação: há algumas praças e parques que possuem vendedores ambulantes, como pipoqueiros, baleiros e vendedores de algodão doce. Mas caso a preferência seja um lanche mais saudável, a dica do Na Pracinha é simples: água, suco natural, biscoitos integrais ou sanduiches naturais, fruta “sugerimos uva, banana ou mexerica”. Basta isso para um lanchinho saboroso no meio da brincadeira. 

Praças e Parques: são inúmeras opções pela cidade afora. Confira aqui a lista de passeios sugeridos pelo Na Pracinha.