FecharX

Veja dicas para dirigir durante à noite, com segurança

Perca o medo da direção noturna e aproveite ao máximo sua viagem, seguindo alguns procedimentos importantes



Créditos da imagem: Milos Muller/Shutterstock.com
Main 111818 dirigir %c3%a0 noite por milos muller
Redação Sou BH
09/01/19 às 18:28
Atualizado em 12/02/19 às 12:04

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Nas férias, muita gente prefere pegar a estrada à noite para chegar ao destino com o dia brilhando e aproveitar mais. Mas há quem tenha pavor de dirigir nesse turno, por causa da visibilidade comprometida e ofuscada com as luzes dos faróis alheios. Seguindo alguns procedimentos de segurança, é possível fazer o trajeto de forma tranquila e sem sustos. Veja a seguir algumas dicas do regulador de Eventos da Proauto, Deivid Costa Almeida, para sua viagem noturna.

Diminua a velocidade

Com menos luminosidade e carros com faróis acessos vindos na direção contrária, é melhor reduzir a velocidade, em comparação à que você estaria durante o dia. Nessas condições, leva mais tempo para ver e reagir a adversidades, como carros enguiçados, pessoas ou animais na via e outros obstáculos. Por isso, faça o que está sob o seu controle, mantenha uma direção cautelosa.

Pausas frequentes

Seja consciente do seu próprio cansaço e controle a ansiedade de chegar logo ao destino. Dirigir sob fadiga pode ser tão arriscado quanto estar embriagado, deixando-o com sintomas como menor percepção, tempo de reação e atenção. Para evitar esses problemas, pare frequentemente, dando a si mesmo uma oportunidade de se exercitar, comer e/ou tomar um café, e se concentrar antes de voltar para a estrada.

Olhos em movimento

Para manter o foco, tente mover os olhos ao dirigir (não os fixe num ponto só). Verifique toda a estrada à frente para ver se há possíveis riscos. Olhe de relance para as margens e verifique os espelhos de vez em quando para permanecer ciente do ambiente ao seu redor.

Manutenção de equipamentos

Mantenha faróis, espelhos e o para-brisas em excelentes condições. Os faróis são o recurso mais importante para a direção noturna. Para que fiquem limpos, lave com frequência.

Para quem usa óculos

Os faróis dos outros carros são um desafio maior para motoristas com óculos, que refletem as luzes e ofuscam a visão. Prefira modelos com lentes antirreflexo, ou use lentes de contato, caso seja indicado pelo seu médico.

Anime-se

Converse com os passageiros e coloque música para evitar o tédio. Quando estiver seguro para dirigir à noite, essa experiência pode ser divertida e você vai aproveitar ao máximo.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante