FecharX

Veja os destaques do 12º FIT-BH

<p>Teatros Francisco Nunes e Marília serão reinaugurados durante o festival</p>



Créditos da imagem:
Main pbh fit bh programacao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou ontem (15), os 55 espetáculos, de 11 países, que integram a programação do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH), a ser realizado de 6 a 25 de maio. A 12ª edição do FIT comemora os 20 anos do festival e terá 20 dias de duração. Além disso, será marcada pela reinauguração de dois tradicionais teatros da capital que estavam em reforma, o Francisco Nunes e o Marília.

As 168 apresentações previstas abrangerão todas as regiões da cidade. Na programação estão 18 espetáculos internacionais, 12 nacionais e 25 produções mineiras. Dos 55 espetáculos, 13 são encenados na rua e os demais em palcos tradicionais e alternativos.

A venda antecipada de ingressos começa no dia 30, no posto da Belotur (avenida Afonso Pena, 1.055, Centro) e via internet, em endereço que ainda será divulgado. O bilhete individual custará R$ 20 (R$ 10 a meia-entrada). Cada pessoa poderá comprar até seis ingressos. A partir do início do evento, as entradas serão vendidas nas bilheterias dos teatros.

Entre as ações voltadas para a projeção do teatro mineiro estão o incentivo a coproduções e a realização de uma série de encontros entre produtores locais e os 20 programadores de festivais e instituições culturais convidados pelo festival e com presença já confirmada. Os espetáculos de abertura e encerramento, aliás, são mineiros, respectivamente ?Prazer?, da Cia Luna Lunera, e ?Os Gigantes da Montanha?, do Grupo Galpão.

Entre os temas discutidos nas obras estrangeiras selecionadas pelo FIT estão, entre outros, a condição feminina no mundo contemporâneo (o alemão ?The So-Called Exterior Has Nothing to Say to Me?, do Maxim Gorki Theater), a opressão política (o cubano ?Rapsodia para el Mulo?, do grupo El Ciervo Encantado), as noções de identidade e crescimento na Europa em crise (o espanhol ?Matéria Prima?, do La Tristura) e os desafios do amor e das relações familiares (o argentino ?Emilia?, do Timbre4).

As propostas cênicas se estendem desde o teatro de bonecos para adultos (com o argentino ?Marionetes Orsini?) até o cenário ultratecnológico de um vertiginoso jogo de espelhos mediado por um acelerador de partículas (no francês ?Augenblick Dream?, da companhia Eolie Songe). Há ainda lugar para o drama clássico (o cubano ?Fíchenla Si Pueden?, adaptação de ?A Prostituta Respeitosa?, de Jean-Paul Sartre), uma releitura atual do cabaré (o australiano ?Glory Box?, da Finucane & Smith) e um concerto teatralizado para bebês, com os portugueses do Musicalmente, que está entre as atrações do Fitinho, programação voltada para o público infantil.  ?A aposta pelo Fitinho é uma proposta de formação de público, dentro da política de descentralização de ações da FMC?, afirmou Leônidas José de Oliveira.

O 12º FIT-BH registra ainda o retorno ao festival dos franceses do Générik Vapeur, expoente da primeira edição, em 1994, com a intervenção urbana ?Bivouac?. Desta vez, eles trazem ?Jamais 203?, definida como uma ?sátira agridoce na sociedade?, narrada sobre duas rodas e muita agitação.

Para a seção brasileira da programação foram convidadas produções dos estados do Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, em uma seleção caracterizada pela diversidade de tendências. O público do FIT poderá ver desde o aclamado monólogo ?Cine_Monstro?, de Enrique Diaz, ao folclore fluminense ?Boi de Miracema? do Grupo Sociocultural Cara da Rua, sem deixar de lado a experimentação dos catarinenses da Dearaque Cia de Teatro, com o díptico teatral ?À Distância: Lado A\ Lado B?.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte