FecharX

Venda de talões impressos do rotativo termina nesta semana

Quem ainda tem folhas de papel, pode continuar usando para estacionar na faixa azul



Créditos da imagem: Divino Advincula/PBH
Main 141458 6847229789 9b0b5b7a2a o
Redação Sou BH
23/10/18 às 15:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

A partir desta sexta-feira (26), os motoristas que ainda não migraram para o sistema de estacionamento rotativo digital não poderão mais comprar os famosos talões impressos nos pontos de venda da capital.

Com a chegada dos créditos digitais, as antigas “folhinhas” da faixa azul não serão mais vendidas nas bancas de BH. Mas, se você já tem talões em casa ou no carro, fique tranquilo, a utilização ainda é permitida.

O uso do Rotativo Digital na capital

A versão digital do rotativo foi implantada há cerca de 100 dias e, de acordo com dados da BHTrans, 45% dos motoristas belo-horizontinos usam o serviço, o que corresponde a cerca 160 mil usuários cadastrados. Foram adquiridos, até o momento, cerca de 769 mil créditos, dos quais 562 mil foram ativados. A empresa municipal ainda revela que a meta é alcançar os 55% da população que ainda não utiliza o serviço.

Para André Brunetta, CEO do Zul Digital BH, um dos aplicativos credenciados pela BHTrans para atuar na capital, é importante esclarecer sobre as facilidades e a importância para a mobilidade urbana que os rotativos representam.

“Nossas estimativas apontam que 40% do trânsito em áreas de grande movimento é causado por motoristas que buscam uma vaga de estacionamento. Se a disponibilidade de vagas aumenta, dada a exigência de rotatividade, naturalmente o trânsito também fluirá melhor”, afirma Brunetta.

Como funciona?

Com funcionamento de segunda a sexta-feira (8h às 18h) e aos sábados (8h às 13h), o rotativo digital oferece um cadastro prático. Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e IOS e, após o motorista escolher um dos apps, é só cadastrar a placa do carro, escolher o número de créditos e a forma de pagamento. Pode ser cartão de crédito, débito ou boleto. Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar e ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação. O valor do crédito é o mesmo valor da folha do rotativo (R$ 4,40) e vale pelo mesmo tempo.

Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas placas poderão ser ativadas num mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento. Confira o funcionamento do sistema no site de BHTrans, lá também é possível conhecer os aplicativos disponíveis.