FecharX

Zoo de BH ganha dois novos filhotes de óryx

<p>Uma fêmea e um macho nasceram no fim do mês passado</p>



Créditos da imagem: Suziane Fonseca
Main oryx.2
Suziane Fonseca
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

O Zoológico de Belo Horizonte comemora os nascimentos de dois filhotes de óryx (Oryx gazella). Trata-se de uma fêmea, com pouco mais de dez quilos, e um macho, com mais de 13 quilos. Os animais passam bem e estão na companhia das mães, no próprio recinto. Como é feito com todos os filhotes nascidos no Jardim Zoológico, cada um dos filhotes recebeu um microchip para identificação individual.

De acordo com a bióloga responsável pela Seção de Mamíferos da Fundação Zoo botânica, Valéria Pereira, desde que a família de óryx chegou ao Zoológico de BH já nasceram seis filhotes. ?Com a reprodução destes animais, temos a possibilidade de realizar intercâmbios com outros zoológicos brasileiros que também têm interesse nesta espécie e, assim, através de permutas, adquirirmos espécies novas para o nosso zoo?, afirma.

Para o diretor do Jardim Zoológico, Carlyle Mendes Coelho, o sucesso na reprodução em cativeiro se deve à qualidade do trabalho de toda a equipe, além da preocupação constante com a qualidade genética dos animais: ?Realizamos a importação dos óryx diretamente da África do Sul em 2007 e este grupo representa um pool genético importante para a manutenção desta espécie em zoos brasileiros?, destaca.

Curiosidades

O óryx é um bovídeo de porte médio, mamífero, que vive cerca de 20 anos. A maturidade sexual das fêmeas ocorre aos três anos de idade. O período de gestação é de aproximadamente oito meses e meio. O peso médio dos filhotes é de nove quilos.

Na natureza, os animais se alimentam de gramíneas, frutos e raízes. A alimentação na FZB-BH inclui ração para novilhas, alfafa peletizada, folhas diversas, capim picado, feno de alfafa e feno de capim. Os filhotes são amamentados até os quatro ou cinco meses.

Suziane Fonseca