FecharX

Dicas essenciais para ficar em paz com a balança em meio à pandemia

Mudanças na rotina geram ansiedade, que resulta em comilança extra e, como consequência, quilinhos a mais



Créditos da imagem: Rostislav_Sedlacek/shutterstock
Main destaque rostislav sedlacek
Redação
08/09/20 às 18:39
Atualizado em 08/09/20 às 18:39

Apesar de ser um gesto de autocuidado, o isolamento social também pode trazer efeitos negativos para a saúde. A falta da prática de exercícios físicos e das caminhadas até o trabalho fazem parte das mudanças de rotina impostas pela pandemia, que inicialmente pareciam simples, mas que acabaram trazendo efeitos maiores. Os resultados são sentidos não apenas fisicamente, na forma de quilinhos a mais, mas também no aspecto psicológico. Essa combinação de fatores torna-se gatilho para a ansiedade e a compulsão alimentar, pratos cheios para a insatisfação corporal.  

Mas, acredite, a busca por uma vida mais equilibrada pode começar em meio a esse episódio conturbado. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, quatro em cada 10 brasileiros mudaram os hábitos alimentares durante a pandemia, seja buscando comer de forma equilibrada ou ingerindo maiores quantidades de alimentos ricos em açúcares.  

Se você não está feliz com os novos costumes adquiridos durante a quarentena, a dermatofuncional Natália Ribeiro, fundadora da Mais Top Estética, ensina algumas dicas para entrar em um ritmo mais saudável. Confira!  

1) Comer com consciência  

Aquela velha história de comer de três em três horas ou beliscar várias vezes ao longo do dia não é mais uma prática amplamente recomendada por especialistas. Basicamente, a dica é comer apenas quando você realmente sente fome. Pode parecer ser algo simples, mas exige autoconhecimento para saber diferenciar a sensação de ansiedade ou apenas a vontade de mastigar algo.  

Como o corpo é inteligente, a fome é despertada de acordo com o nosso gasto energético. Se você passou um dia no home office, sem se movimentar, talvez não sinta vontade de comer durante uma tarde inteira. Por outro lado, se você decidiu fazer uma faxina geral na casa, é possível que sinta fome de hora em hora. O importante é reconhecer o desejo do seu organismo, respeitar sua vontade e consumir alimentos nutritivos, essenciais para recompor a energia de maneira benéfica e aumentar a sua imunidade.  

2) Cozinhe mais 

Apesar de não existirem "vilões" na alimentação, o delivery pode ser um facilitador na hora de adquirir hábitos não tão saudáveis. Os menus variados e acessíveis são uma mão na roda para quem não curte preparar a própria refeição. De vez em quando, pedir uma pizza ou hambúrguer não faz mal. Mas quando os pedidos se tornam parte da rotina, você precisa ligar o sinal de alerta.  

Aproveite que agora você tem mais tempo em casa e crie o seu próprio cardápio de receitas. O resultado com certeza será mais valioso para a sua saúde e para o seu bolso. Além de poder escolher ingredientes fresquinhos e cozinhar pratos balanceados, você cuidará da sua saúde. O que também significa menos gastos com despesas médicas.  

3) Movimente-se 

Para criar uma rotina mais saudável para o seu corpo, os exercícios físicos não podem ficar de fora. Apesar de o momento atual despertar sentimentos de desânimo, é legal fazer um esforço para descobrir atividades que você curta e que te ajudem a sair do sedentarismo. Ioga, ginástica, zumba, funcional... a lista é longa! E, se você não gosta de fazer exercícios sem acompanhamento, várias academias e profissionais do mundo fitness estão promovendo lives em seus perfis. É hora de pegar a garrafinha com água e se movimentar! 

É interessante ter em mente que vivemos uma pandemia muito séria. Então, não é preciso encarar os quilinhos a mais como o fim do mundo. A ansiedade é normal mediante esse cenário. Mas, claro, merece total atenção! Lembre-se de ser gentil com o seu corpo ao começar a exercitar-se. Não extrapole seus limites. E, se encontrar dificuldades, busque ajuda de profissionais que, além da estética, olhem o seu bem-estar e a sua saúde.