Programação intensa inclui festivais em parques e praças, atrações musicais em diversas regionais e intervenção circense
O fim de semana em Belo Horizonte está recheado de atrações culturais gratuitas para os mais diversos gostos: seja você fã de música, teatro, exposições ou atividades ao ar livre, há opções para aproveitar com a família e amigos neste sábado e domingo (12 e 13 de outubro).
Parques, praças e espaços culturais da cidade se transformam em palcos de shows, oficinas e atividades artísticas que prometem animar quem busca cultura e lazer sem gastar nada. Mas atenção: a lista abaixo não inclui os eventos do Dia das Crianças, comemorado no sábado (12), então fique ligado em nossa seleção de eventos para comemorar com a garotada. Confira a programação 0800 do fim de semana e escolha o que mais combina com você:
11h às 19h – O Festival Somos Todos Um leva uma programação gratuita e diversificada de shows e atividades artísticas ao Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro). As atrações incluem aulas de dança e oficinas em campos diversos, como produção de mandalas, cuidado com cabelo afro e maquiagem, reciclagem para criação de brinquedos, confecção de tambores e teatro. O festival também promove shows de ‘SamBaby’, projeto infantil do músico Thiago Delegado, e outras atrações musicais (acesse a programação completa do festival no Parque Municipal).
12h às 20h – O festival Blues na Praça retorna à Praça Alaska (Sion) para uma sequência de shows dedicados ao gênero musical e suas derivações. Sobem ao palco o projeto Música Para Crianças, seguido pelas bandas Legado Blues e a estreante Comblues. O evento conta com espaço kids gratuito, acesso pago a brinquedos como pula-pula e infláveis, além de uma praça gastronômica com representantes da comida de rua na capital mineira. Ingressos gratuitos pela internet (veja mais sobre o Blues na Praça deste sábado).
17h – ‘Que Sorte’, álbum de estreia da Atlântica Banda, ganha show de lançamento na Ocupação Dandara (Av. Dandara, 177 – Trevo), Região da Pampulha. O grupo, que nasceu dos encontros do bloco Roda de Timbau, apresenta seu material autoral em uma das comunidades mais tradicionais no movimento de luta por moradia da capital mineira. A apresentação é aberta ao público, sem retirada de ingressos, e o disco já se encontra disponível nas plataformas digitais (saiba mais sobre o show da Atlântica Banda).
8h às 22h – Dia de abertura da Exposição Nacional do Cavalo Campolina, no Parque de Exposições da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira). O evento, que segue aberto até o próximo dia 19 (sábado), reúne leilões, julgamentos de aspectos técnicos e outras atividades relacionadas a uma das principais raças de cavalos marchadores no Brasil. A expectativa é de que 20 mil pessoas passem pela exposição, que tem ingressos gratuitos disponíveis na internet (conheça mais sobre a Exposição Nacional do Cavalo Campolina).
9h às 13h – O projeto Domingo no Campus da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha) oferece opções de lazer e cultura para toda a família, em programação que inclui karaokê, atrações de música e dança com forró, k-pop e soul, além de oficinas que ensinam origami e colagem. O evento ainda recebe uma feira para adoção de pets e intervenções de alguns dos blocos que fazem o carnaval de rua em BH. Pela manhã, o público conta com momentos de meditação, feira agrocecológica e outras iniciativas promovidas pelos membros da comunidade universitária, entre estudantes, professores e servidores (confira a programação completa do Domingo no Campus).
10h às 17h – A Praça da Liberdade (Funcionários) recebe a segunda edição do Quintal do Memorial, iniciativa que reúne atrações de música, teatro, oficinas e brincadeiras para a criançada. O projeto é conduzido pelo Memorial Minas Gerais Vale, que atualmente encontra-se fechado para reformas. A programação conta com DJ Palomita, pocket show de Tom Nascimento e apresentação da drag queen Bella La Pierre. Aberto ao público, sem retirada de ingressos (veja detalhes sobre as atrações no Quintal do Memorial).
11h – A Orquestra Sinfônica Heliópolis, de São Paulo, se apresenta na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto) em um concerto que tem como convidado especial o violoncelista Rafael Cesário. O programa inclui obras de Dvorák e Mendelssohn, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Ingressos gratuitos pela internet e na bilheteria da sala de concertos (veja mais sobre a apresentação da Sinfônica Heliópolis em BH).
15h30 – O projeto ‘Palhaço Limão em Flores e Canteiros’ reinaugura mais um espaço verde, desta vez na Região de Venda Nova (Av. Oceano Atlântico, 696 – Jardim dos Comerciários). O evento conta com apresentação do palhaço, personagem do artista Vagner Silva, que se encarrega de revitalizar e cuidar dos canteiros que mais tarde servem de cenário para seus shows. A iniciativa já mudou a aparência de cantinhos de outros cinco bairros da regional. Evento aberto ao público, na rua (conheça a fundo o projeto ‘Flores e Canteiros’ do Palhaço Limão).
17h às 20h – O Festival de Choro ocupa a Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), reduto boêmio da Região Leste de BH, para uma homenagem à memória e ao legado do músico Waldir Azevedo (1923-1980). No sábado, o mestre do cavaquinho é relembrado em apresentações de Abre a Roda Mulheres no Choro, às 17h, com participação especial de Daniela Spielmann; e às 18h30 com show de Henrique Cazes e Grupo. No domingo, a praça recebe Grupo BH Choro às 17h e Clube do Choro de Belo Horizonte às 18h30. Sem retirada de ingressos (veja mais sobre o Festival de Choro em Santa Tereza).