Cultura

Gratuito em BH: fim de semana (14 e 15) tem shows, festivais gastronômicos, festas de rua e espetáculos

Programação com entrada franca na capital inclui ainda uma série de atrações infantis


Créditos da imagem: Divulgação
Chico Lobo toca no Mercado de Origem, banda Keen faz show na Praça Marília de Dirceu e Pablo Dias lança álbum na Lagoa do Nado

Redação

|
12/09/24 às 22:52
compartilhe

Neste fim de semana, Belo Horizonte oferece uma programação variada e gratuita que promete agradar aos mais diversos gostos. De gastronomia e música a teatro e outras expressões artísticas, os eventos espalhados pela cidade são um convite para aproveitar o melhor da cultura local ao ar livre. Seja para dançar ao som de clássicos brasileiros, explorar sabores mineiros ou se encantar com espetáculos, a capital mineira está cheia de opções para curtir o sábado (14) e o domingo (15) em grande estilo. Confira a lista de Sou BH e programe-se:

Sábado (14) 

10h às 17h – A Feirinha Aproxima volta a ocupar os jardins do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim), com uma seleção de atrações gastronômicas que pretende apresentar o melhor dos sabores mineiros. Esta edição conta com participantes do programa Prepara Gastronomia, iniciativa do Sebrae Minas que apoia e capacita pequenos empreendedores do setor alimentício. Empada de angu, sanduíche de pão de queijo, bolinho de mandioca e costelinha com barbecue de goiabada são alguns dos destaques entre os pratos. Entrada gratuita, sem retirada prévia de ingressos (veja mais sobre a Feirinha). 

    Veja também: Gratuito em Contagem: confira a lista de eventos até domingo (15 de setembro) 

13h às 21h – A Praça Marília de Dirceu, um dos espaços públicos mais celebrados do bairro de Lourdes, comemora 87 anos com uma programação gratuita que inclui shows de Pêtra e da banda Keen, além dos DJs Andreia Around e Nezt. O evento conta com setor gastronômico e rótulos da Krug Bier. Aberto ao público e sem retirada de ingressos (saiba mais sobre a comemoração na praça). 

18h – O espetáculo ‘Reencontro de Improviso‘, que reúne as artistas da dança Bárbara Maia, Carol Vilela, Clara Lins e Lívia Espírito Santo, acompanhadas dos músicos Abu, Pedro Alves e Willian Rosa, faz sessão no Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320 – Vila Marçola). A montagem tem ingressos gratuitos disponíveis na internet (veja mais sobre o espetáculo). 

20h – ‘Corpo Preto e Surdo: Nós Estamos Aqui‘, espetáculo da Cia de Teatro BH em Libras, aborda a vivência de pessoas negras surdas e ouvintes, sob um olhar que explora questões de identidade e representatividade. A montagem ganha sessão pela Mostra Teatro e Direitos Humanos, com entrada gratuita e sem retirada prévia de ingressos, na ZAP 18 (Rua João Donada, 18 – Serrano). Classificação: livre (clique para ler mais sobre a mostra).

Domingo (15)

6h30 às 13h – Atrações culturais, de lazer e esporte vão ocupar a Praça Bagatelle (em frente ao Aeroporto da Pampulha), na segunda edição do festival Primavera na Praça, que coincide com a largada da tradicional Corrida da Araujo. A programação gratuita e aberta ao público promete agradar a criançada com performances circenses da companhia Camarero e intervenção da Garota das Bolhas. Para os adultos, shows da Fanfarra Fantasia FM, do grupo de samba Trem dos Onze e da bateria da Bartucada (veja mais sobre o festival). 

10h às 20h – A 15ª edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte reúne atrações musicais, apresentações de danças típicas e uma extensa área gastronômica para celebrar os 150 anos do movimento migratório rumo ao Brasil. O evento ocupa a Praça da Savassi (Praça Diogo de Vasconcelos) e tem entrada gratuita, mediante doação de 1 quilo de alimento não-perecível (saiba mais sobre a Festa Italiana de BH). 

15h – O músico mineiro Pablo Dias apresenta sua impressionante técnica ao cavaquinho em show que marca o lançamento de ‘Amanhecer’, seu álbum de estreia, no Parque Lagoa do Nado (Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã). O artista é figura conhecida da cena do samba e do choro em BH, tendo elaborado uma maneira própria de dominar o instrumento após diagnóstico de uma doença que afetou o movimento das mãos. Aberto ao público e sem retirada prévia de ingressos (clique aqui para ver mais sobre o show de Pablo Dias).

19h – O espetáculo ‘Tropeço 20 Anos – de Volta às Origens‘, do grupo de teatro de animação Tato Criação Cênica, faz sessão gratuita no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto), com ingressos disponíveis pela internet. A montagem transforma as mãos dos atores manipuladores em personagens completos, que vivem relações cotidianas baseadas em amor, solidão, divertimento e nostalgia (veja mais sobre o espetáculo).

Sábado e domingo 

10h às 21h – A edição de estreia do evento Descobrindo a Cachaça de Alambique reúne feira de expositores, palestras, rodadas de negócios e atrações musicais no Mercado de Origem Olhos d’Água (Rua Adriano Chaves Matos, 447 – Olhos d’Água), com ingressos gratuitos disponíveis pela internet. É a chance de conhecer mais sobre um destilado que carrega a tradição e a identidade de Minas, por meio da reunião de 28 produtores de diversas regiões do estado. A seleção de shows inclui o violeiro Chico Lobo no sábado, às 19h30, e da dupla Brinco de Pena no domingo, às 14h (clique aqui para ver mais sobre o festival dedicado à cachaça de alambique).

10h às 18h – Recém-inaugurada, a exposição ‘Entre a Beira, a Borda e o Limite‘ segue em cartaz no Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim), com entrada gratuita e sem retirada prévia de ingressos. Uma reunião multilinguagem de criações do artista Eraldo Leandro, a mostra se baseia em uma caminhada que o autor empreendeu por Belo Horizonte, cortando a cidade do extremo Norte ao extremo Sul pelo lado Oeste. Registros de imagens, escritos e intervenções artísticas pontuam o trajeto e ajudam a delimitar um contorno poético para os limites geográficos da capital mineira (veja mais sobre a exposição de Eraldo Leandro).