Cultura

Gratuito em BH: fim de semana (5 e 6) tem festival de rock, sessões de cinema, exposições de arte e até evento para pets

Programação com entrada franca inclui atrações no dia das eleições municipais


Créditos da imagem: Divulgação
Harley Queen toca no Rock Cervejeiro, 'Tadeo Jones 2' ganha sessão em Santa Tereza e filme sobre Teatro Oficina ocupa Sesc Palladium

Redação Sou BH

|
03/10/24 às 21:06
compartilhe

A programação de eventos com entrada franca em BH neste sábado e domingo (5 e 6 de outubro) inclui atividades para apreciadores de vinhos, sessões de cinema para crianças e adultos, exposições de arte e espetáculos de dança. Até mesmo no domingo, dia de eleições municipais, há opções de programas para quem deseja curtir o dia de folga depois de cumprir com a obrigação nas urnas. A lista de eventos gratuitos é tão diversa que inclui até um evento para tutores acompanhados de seus pets. Confira o que fazer em BH sem gastar com ingresso neste fim de semana:

Sábado (5 de outubro) 

9h às 14h – O Dia Mundial dos Animais inspira uma programação especial no estacionamento do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico), que receberá o projeto ‘Café com PETisco’: uma reunião de tutores e seus bichinhos, com direito a guloseimas para os amigos de quatro patas. A iniciativa inclui ainda uma feira de adoção para quem busca um animal de estimação (saiba mais sobre o sábado no museu). 

    Veja também: Gratuito em Contagem: confira a lista de eventos até domingo (6 de outubro) 

10h às 17h – A Feirinha Aproxima faz edição dedicada aos vinhos, o ‘Uaine Day’, que celebra a produção de vinícolas mineiras mas também abre espaço para rótulos de pelo menos 20 países. A gastronomia típica do estado é outra atração garantida do evento, que ocupa os jardins internos da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários), sem retirada prévia de ingressos (veja mais sobre a Feirinha Aproxima). 

10h às 22h – O festival Rock Cervejeiro faz uma edição inspirada na Oktoberfest, em festa que vai ocupar a rua no Bairro Funcionários (Av. Bernardo Monteiro, altura do número 1212). Comidas típicas alemãs e uma seleção de cervejas integram a área gastronômica, enquanto shows de cinco bandas de rock garantem a parte musical do evento. Entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela internet (confira programação completa do Rock Cervejeiro). 

16h30 – A animação infantil ‘As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas‘ (2017) encerra a programação da semana dedicada ao cinema espanhol no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O longa acompanha aventuras de um aventureiro em busca do colar que pertenceu à figura lendária, que transformava tudo o que tocava em ouro. Ingressos pela internet ou na bilheteria do local (veja mais sobre a rodada de cinema espanhol no Cine Santa Tereza). 

19h – A sessão final da Mostra Inclusiva Lais (Libras, Audiodescrição, Inclusão e Social) apresenta cinco curta-metragens brasileiros com recursos de acessibilidade, para garantir que pessoas com deficiência auditiva e visual tenham total acesso à seleção de filmes. Ingressos gratuitos pela internet e na bilheteria do Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), com uma hora de antecedência (conheça a lista de filmes da Mostra Lais). 

Domingo (6)

15h – ‘Glauco do Brasil‘ (2015), documentário sobre a vida e obra do pintor gaúcho Glauco Rodrigues (1929-2004), ganha sessão no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). O longa revisita a trajetória de um dos maiores artistas plásticos nacionais, por meio de entrevistas, imagens de arquivo e depoimentos. Exibição pela mostra ‘Arte e Ação’, com ingressos gratuitos pela internet ou na bilheteria do centro cultural. Duração: 90 minutos. Classificação: livre. 

19h – Construído a partir do acervo audiovisual do Teatro Oficina, ‘Máquina do Desejo‘ (2021) recupera os momentos mais impactantes das seis décadas de existência do grupo teatral paulistano, com suas diversas formações e caráter contestador perene. O documentário de Joaquim Castro e Lucas Weglinski saúda a companhia como foco de resistência e contracultura no campo das artes cênicas no Brasil, em sessão pela mostra ‘Arte e Ação’ no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Ingressos disponíveis no Sympla e na bilheteria do Sesc. Duração: 1h50. Classificação: 16 anos.

20h – A mostra ‘O Estranho Mundo de Zé do Caixão’ no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) apresenta versão restaurada de ‘O Inferno Carnal‘ (1977), longa em cores dirigido e estrelado por José Mojica Marins ao lado de Luely Figueiró e Oswaldo de Souza. Desta vez fora do personagem icônico de Zé do Caixão, Mojica dá vida a Dr. George, um cientista que busca vingança contra a própria esposa e o amante dela após uma tentativa de assassinato, com desfecho macabro e grotesco. Ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria do cinema, com meia hora de antecedência. Duração: 1h25. Classificação: 18 anos.

Sábado e domingo (5 e 6) 

A exposição ‘Pelos Parques da Cidade‘ entra em cartaz no Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro), com uma seleção de obras que inclui fotografias e matérias naturais, frutos de intervenções realizadas em cinco áreas verdes da capital mineira. A mostra propõe uma conexão afetiva e sensorial com a natureza, a partir de recursos encontrados pelos espaços públicos da cidade. A mostra estará aberta das 14h às 19h no sábado e de 9h às 17h no domingo (veja mais sobre a exposição).

O Circuito Mineiro de Cutelaria ocupa o Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 – Centro), com uma programação que reúne artesãos e admiradores da arte de fabricação dos instrumentos de corte, em especial facas e facões. As atrações incluem demonstrações de forjas ao vivo, com produção de saca rolhas e abridores de garrafa usando bigornas e carvão. De 9h às 16h no sábado e das 9h às 12h no domingo, sem retirada de ingressos (saiba tudo sobre o festival de cutelaria). 

A mostra ‘Telegarrafas’ ocupa o Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) com quatro instalações que pretendem conectar crianças de diferentes partes do mundo por meio da troca de mensagens sobre a preservação das águas. O espaço oferece uma visão dinâmica sobre o modo de vida das populações ribeirinhas e povos originários que vivem às margens dos cursos d’água. De 9h30 às 21h no sábado e das 17h às 21h no domingo, sem retirada prévia de ingressos (confira detalhes sobre a exposição). 

16h – O espetáculo ‘O Sopro do Outro‘, da Quick Cia de Dança, faz apresentações em dois espaços públicos de BH neste fim de semana. A montagem chega no sábado à Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) e no domingo ao Parque Jacques Cousteau (Betânia), com uma mistura de performance e coreografias (veja mais sobre o espetáculo).