Longas e curtas de cineastas mineiros colocam em evidência regiões como Unaí e o Vale do Mucuri
A produção recente do cinema mineiro é tema de duas sessões especiais com entrada gratuita no Cine Humberto Mauro, nesta quarta (7/12) e quinta-feira (8/12). Em cartaz, quatro filmes que se desenrolam pelo interior do estado, trazendo como cenário as cidades de Unaí e Cataguases, o distrito de Azurita e o Vale do Mucuri.
O primeiro a ser exibido é o curta ‘Nove Águas’ (2019), do belo-horizontino Gabriel Martins, diretor do aclamado ‘Marte Um’ (2022). A trama se passa em 1930 e mostra a trajetória de um grupo de quilombolas em migração do Vale do Jequitinhonha rumo ao Vale do Mucuri. A história real do Quilombo Marques, que passa pela fuga da violência no campo e da seca, é contada em 25 minutos.
Na mesma sessão, o documentário-tributo ‘Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira’ (2018), remonta a história de vida do realizador mineiro, considerado um dos pioneiros do cinema no Brasil e na América Latina. O eixo do longa é uma entrevista gravada com o próprio cineasta nos anos 1960, em que ele envia mensagens para o futuro. As falas de Mauro são intercaladas com trechos de seus filmes, expondo soluções técnicas inusitadas a que ele recorria para produzir cinema em Cataguases no início do Século XX. O documentário é dirigido por André di Mauro, sobrinho-neto de Humberto.
Já no dia 8/12 o curta em cartaz é ‘Angela’, de Marília Nogueira. Rodado em Azurita, distrito de Mateus Leme, o filme é uma homenagem à atriz mineira Teuda Bara, que também protagoniza a produção. Em cartaz ainda o longa ‘Querência’, que mostra um vaqueiro no sertão de Minas em busca do sonho de ser narrador profissional de rodeios. O filme tem locações em Unaí, Noroeste do estado, e direção assinada por Helvécio Marins Jr. Neste dia, os diretores de ambos os filmes exibidos batem um papo com o público após a sessão.
Cinema em Minas no Cine Humberto Mauro
Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro).
Quarta-feira (07/12), às 19h: ‘Nove Águas’, de Gabriel Martins, e ‘Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira’, de André Di Mauro.
Quinta-feira (08/12), às 18h ‘Angela’, de Marília Nogueira, e ‘Querência’, de Helvécio Marins Jr.
Entrada gratuita com retirada de ingressos na bilheteria do cinema.