Lista do Sou BH reúne festas, apresentações de jazz e até uma roda de cumbia com ingressos gratuitos
Na programação gratuita deste fim de semana em Belo Horizonte, destacam-se dois grandes eventos que são parte do calendário cultural da cidade. No Mineirinho, o Arraial de Belô apresenta o tradicional campeonato de quadrilhas juninas, seguidos por shows de Paula Fernandes no sábado (20) e da dupla Clayton & Romário no domingo (21). Também no domingo, a Parada LGBTQIA+ apresenta uma maratona com mais de 50 atrações entre DJs, performances e outras expressões, na Praça Tiradentes.
A lista de eventos com entrada franca inclui ainda um show de ritmos latinos da Atípica de Lhamas, em comemoração à Independência da Colômbia, e a festa julina do Museu Mineiro, ambos no sábado (20). Confira a lista completa com a agenda dos rolês gratuitos em BH neste fim de semana:
9h30 às 16h30 – O Festival de Inverno UFMG promove rodas de conversa, palestras e apresentações artísticas no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro). Entre as atrações, há o espetáculo infantil ‘Lili Canta o Mundo’, às 16h. Sem retirada de ingressos, sujeito à lotação do espaço. Clique aqui para saber mais sobre a programação do Festival de Inverno.
14h às 21h – Festa julina do Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Centro). Os jardins do espaço recebem barraquinhas de comidas típicas e show da cantora Karina Magáli, além de DJs. Sem retirada de ingressos, evento pet friendly (leia mais sobre a festa julina do museu).
14h às 21h – Festa Revoada comemora 2 anos com um baile funk gratuito e aberto ao público, debaixo do Viaduto Santa Tereza (Centro). Sem retirada de ingressos (veja mais sobre a festa).
16h – A banda Atípica de Lhamas faz uma roda de Cumbia para celebrar o dia de Independência da Colômbia, com o músico Aleksey El Majadero como convidado ilustre. Aberto ao público, sem retirada de ingressos, no Juramento 202 (Rua Juramento, 202 – Pompéia).
19h – O festival Tudo é Jazz ocupa o Beco Drummond, na lateral do Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680 – Funcionários), com dois shows em sequência. Primeiro, uma apresentação de Thamiris Cunha e Bia Nascimento, seguida por performance de Eduardo Cubano. Aberto ao público, sem retirada de ingressos.
19h – Baseado na obra de Ariano Suassuna, o longa ‘O Auto da Boa Mentira’ tem sessão gratuita no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). A produção adapta quatro contos do autor sobre a mentira, com Leandro Hassum e Cássia Kis no elenco. Classificação: 12 anos. Ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do local.
12h – A Praça Tiradentes, no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil (Centro), recebe a concentração da 25ª Parada LGBTQIA+ de Belo Horizonte. Ao longo da tarde, um palco 360° recebe mais de 50 atrações entre shows, DJs e performances. Os trios elétricos começam o percurso da parada às 17h, com destino à Praça Sete, onde a dispersão deve ocorrer até as 22h (veja mais sobre a Parada LGBQIA+).
17h – Mais uma rodada dupla de shows pelo festival Tudo é Jazz, no Beco Drummond, ao lado do Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680 – Funcionários). Passam por lá o músico Marco Lima e, em seguida, Tulio Araujo & Pandeiro Jazz, com uma homenagem a Pixinguinha.
18h – ‘Eu, Empresa’ (2021), longa nacional de Leon Sampaio e Marcus Curvelo, ganha sessão gratuita no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Um trabalhador informal enfrenta problemas financeiros e emocionais, até que decide tornar-se youtuber para monetizar a partir das histórias de seu próprio fracasso. Ingressos pelo Sympla e na bilheteria do Sesc, meia hora antes da sessão.
A 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte ocupa o Mineirinho (Av. Abrahão Caram, 1000 – São Luiz), com uma extensa programação de quadrilhas juninas que vai das 15h às 20h40 nos dois dias. O festejo encerra com show de Paula Fernandes no sábado, às 21h, e da dupla Clayton e Romário no domingo, às 21h30. Sem retirada de ingressos (veja mais sobre o Arraial de Belo Horizonte).