Cultura

Fase rebelde e psicodélica de Ronnie Von inspira releitura de músicos mineiros

Rafael Luiz e Suzuno Lélis lançam versão experimental de 'Cavaleiro da Floresta'


Créditos da imagem: Instagram/Reprodução
'Cavaleiro da Floresta' versa sobre Oxóssi em composição que marca período experimental de Ronnie, astro do rock nos anos 1970

Bossuet Alvim

|
16/05/24 às 17:03
compartilhe

Um apelo a Oxóssi é a última esperança de um amante desconsolado em ‘Cavaleiro da Floresta’, faixa de Ronnie Von que ganha versão pelos músicos belo-horizontinos Rafael Luiz e Suzuno Lélis, sob produção de Bruno Medeiros. O single da dupla, lançado na última quarta-feira (15 de maio), confere uma leitura contemporânea à faixa, que foi originalmente gravada pelo astro do rock nacional no compacto ‘Tranquei a Vida’ (1977).

Artistas da cena independente, Luiz e Lélis escolheram abordar a fase mais experimental de Ronnie através de uma canção autoral e menos conhecida, que revela inquietação criativa do cantor original. “‘Cavaleiro da Floresta’ é o registro de um encontro. O encontro meu e de Suzuno Lélis e uma parceria musical que só cresce, e nosso encontro com Bruno Medeiros. É o registro de um circuito de músicos que acreditam, cada um à sua maneira, que fazer arte é não se adaptar”, comenta Rafael Luiz.

Canções gêmeas que versam sobre Oxóssi

Faixa que integra a fase mais psicodélica de Ronnie, ‘Cavaleiro da Floresta’ é também uma continuação do sucesso ‘Cavaleiro de Aruanda’ – composição do argentino Tony Osanah que tornou-se um dos grandes hits do cantor-galã de Niterói, lançada como single em 1972. Ambas as composições versam sobre o mesmo orixá, sendo que a mais antiga, ‘Aruanda’, acabou incorporada ao repertório dedicado a Oxóssi em giras pelo Brasil. 

Já ‘Cavaleiro da Floresta’, regravada pelos artistas mineiros, traz Ronnie Von em parceria com o mesmo Osanah na composição e estica as ideias da faixa anterior para uma abordagem mais suingada, sem abrir mão das experimentações que eram assinatura daquela fase. 

Parceria sobre os palcos e em estúdio

A exemplo do duo Ronnie e Tony, Rafael Luiz e Suzuno Lélis também repetem com a gravação de ‘Cavaleiro da Floresta’ uma parceria já antes bem-sucedida. Os músicos mantêm uma longa relação sobre os palcos e foi Suzuno quem assinou a produção de ‘Insone’ (2020), EP de estreia de Rafael. Eles também colaboraram no show baseado no disco, ‘Balada do Lado Sem Luz’, que trazia Lélis na direção musical e na banda.

“Este single nasceu justamente da vontade de trabalhar mais uma vez com o meu querido amigo Rafael Luiz. Dessa vez, trouxemos o grande Bruno Medeiros para a produção. O processo todo foi uma delícia”, comenta Suzuno sobre o lançamento. A faixa está disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais.