Peças de humor e shows de comediantes estão entre atrações mais disputadas em BH
Com peças populares e já conhecidas, a comédia encabeça a programação da 49ª Campanha de Popularização em uma seleção de histórias sobre situações familiares inusitadas, desventuras vividas por casais e monólogos sobre sexo ou comportamento. Neste ano, a escalação mais uma vez inclui espetáculos no formato stand up – onde quem conta a piada é o próprio comediante, sem caracterização e sem personagem.
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O humorista mineiro Bruno Motta estrela ‘1 Milhão de Anos em 1 Hora’, texto original de Jerry Seinfeld e Colin Quinn, em versão assinada por Marcelo Adnet e Claudio Torres Gonzaga. A montagem atravessa a história do mundo e da humanidade em uma viagem alucinante, pontuada por referências à cultura pop, com sessão única em 25/1 no Cine Theatro Brasil Vallourec. Já em ‘Defunto Bom é Defunto Morto’, a plateia é envolvida na investigação do assassinato de um ator, à medida em que novos personagens entram em cena para tornar o mistério ainda mais confuso e, é claro, divertido de acompanhar. A montagem protagonizada por Ricardo Batista também tem apenas uma sessão, em 2/2, no Palácio das Artes.
Defunto Bom é Defunto Morto
‘Desculpa, Não Estamos na TV’ traz um time de humoristas belo-horizontinos mergulhados na linguagem televisiva, que eles exploram e subvertem em uma série de esquetes. João Basílio, Thiago Carmona, Bruno Berg e Bruno Costoli inventam uma televisão totalmente dedicada ao humor em quadros que reproduzem formatos como telejornais, shows de talentos e documentários, contando com as interações da plateia e com cenas improvisadas na hora. A produção tem apresentação única pela Campanha em 19/1, às 21h, no Sesc Palladium.
Em ‘Velório à Brasileira’, a morte de um funcionário público promove a reunião de seus ex-colegas de trabalho, amigos e familiares, todos interessados em se aproveitar do prêmio da Mega Sena recém-conquistado pelo falecido. A montagem reúne nomes de peso da cena mineira, como Ilvio Amaral, Maurício Canguçú, Selma Franco e Heloisa Duarte, com sessão única no últuimo dia da Campanha, 4/2, no Sesc Palladium.
Peças que já são bem conhecidas pelo público de BH voltam ao cartaz na seleção da Campanha de Popularização, incluindo sucessos mineiros de renome nacional como ‘Acredite, Um Espírito Baixou em Mim’. Velha conhecida do público na capital, a montagem estrelada por Ilvio Amaral e Maurício Canguçú conta a história de um homem gay que morre e acaba reencarnando no corpo de um machista radical. Com 25 anos sobre os palcos e mais de 3 milhões de espectadores registrados, a peça fica em cartaz no Sesc Palladium ao longo de toda a Campanha, entre 5/1 e 4/2, com sessões de sexta-feira a domingo.
Outro título que já circulou bastante pela cidade, ‘2 de Paus’ volta à Campanha em montagem produzida e codirigida por Aloisio Pires, que integrava o elenco original da produção na estreia em BH há 15 anos. A comédia romântica acompanha a história de Júlio e Alex, apaixonados um pelo outro, em texto que aborda temas como a demonstração pública de afeto e a adoção de crianças por casais de pessoas do mesmo sexo. O espetáculo tem sessões em 19 e 20/1, sempre ás 21h no Teatro Francisco Nunes.
O Dia em que Alfredo Virou a Mão
Com 40 anos em cartaz, ‘O Dia em que Alfredo Virou a Mão’ também chega à Campanha em montagem dirigida por Luiz Henrique Moura. A história, centrada em um protagonista que precisa lidar com parentes chatos e colegas de trabalho inconvenientes, ganhou versão revisada com piadas atualizadas e direção de Luiz Henrique Moura. O espetáculo fica em cartaz durante toda a Campanha e passa por cinco teatros de BH: 4/1 a 7/1 no Teatro Marília, 10, 17, 18 e 24/1 no Estação BH, de 11 a 14/1 e de 25 a 28/1 no Teatro de Bolso Sesiminas, dia 31/1 no Cine Theatro Brasil Vallourec e de 1 a 4/2 no Teatro de Bolso Sesc Palladium.
Inspirados nos títulos dos antigos livros de autoajuda, alguns espetáculos prometem ensinar o passo a passo de situações engraçadas e acabam conquistando o público por essa abordagem descomplicada. ‘Como Conquistar Seu Príncipe Encantado’ apresenta os desafios que uma mulher encontra em sua busca pela alma gêmea, com sessões em três teatros da capital: na Funarte (de 5 a 7/1 e de 26 a 28/1), no Estação BH (em 14/1) e no Pátio Savassi (em 10, 11 e 18/1, depois em 2, 3 e 4/2).
‘Como Desencalhar Depois dos 30’, que foi sucesso na edição passada da Campanha, volta a cartaz com Chris Geburah interpretando uma mulher que se joga em aplicativo de relacionamento, vivendo uma sequência de encontros mal-sucedidos e desventuras amorosas. Para maiores de 18 anos, a montagem passa pelo Pátio Savassi (5 a 7/1), Teatro de Bolso Sesiminas (19 a 21/1) e Estação BH (26 a 28/1).
Já em ‘Como se Livrar das Dívidas em 12 Hilárias Prestações’, Thiago Comédia explora as experiências de quem já se viu endividado, pressionado por limites e juros, encurralado por parcelas e desesperado por um fiador. Os traumas financeiros são transformados em piadas no monólogo, que tem sessões no Pátio Savassi (de 12 a 28/1, sexta a domingo) e no Centro Cultural Unimed-BH Minas (4/2).
‘Como Vencer a Burocracia Sem Ter Um Infarto’ apresenta a trajetória de Nestor, um cidadão comum que foi declarado morto por engano. Com ajuda de um funcionário público, o protagonista precisa enfrentar todo um sistema burocrático e enlouquecedor, dividido em várias etapas e instâncias, para provar que está vivo. A produção dirigida por Ilvio Amaral tem sessões na Biblioteca Pública de Minas Gerais (4/1 a 14/1 e 1/2 a 4/2, de quinta-feira a domingo) e na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (20 e 21/1, 25 a 28/1).
‘Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso’
Fechando a lista dos tutoriais, um clássico do humor mineiro protagonizado por Carlos Nunes volta aos palcos em BH. ‘Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso’ cumpre exatamente a premissa do título, com Nunes apresentando uma série de situações cômicas inspiradas nas festinhas e confraternizações mais pão-duras. A peça tem sessão única no Grande Teatro do Palácio das Artes, em 19/1, às 21h.
Com apenas um artista em cena, o desafio de fazer rir se faz ainda maior e as habilidades de cada intérprete acabam testadas ao limite. ‘Boa Noite, Cinderela’ conta com a vasta experiência do ator Amauri Reis para contar a história de um homem gay que, ao acordar sozinho em casa, percebe ter sido dopado e roubado por seu date da noite anterior. O texto original de Carlos Nunes, escrito especialmente para Reis, navega por momentos emocionantes e cômicos em reflexões sobre a vivência homossexual, o amor e a amizade. Em cartaz no Teatro Marília (de 10 a 14/1) e no Teatro da Cidade (de 16 a 24/1, às terças e quartas).
Sucesso na Campanha no ano passado, ‘Francisco de Assis – do Rio ao Riso’ traduz a imagem de São Francisco para bem além do santo, abordando também seu aspecto humano e sua capacidade de amar mais do que ser amado. A montagem estrelada por Carlos Nunes tem sessões no Cine Theatro Brasil Vallourec, de 25 a 27/1. Já em ‘Aceita que Dói Menos’, o mineiro Marcelo Ricco apresenta no formato stand up uma compilação de situações e momentos engraçados vividos por ele, que já foi ambulante, militar e motorista de caminhão. O espetáculo tem sessão única em 24/1, às 20h30, no Cine Theatro Brasil Vallourec.
‘Filomena – 30 Anos de Peleja’
Quem também encara o formato stand up é a icônica Filó, personagem de Gorete Milagres, que tem sua trajetória celebrada em ‘Filomena – 30 Anos de Peleja’. Caipira e dona de uma ingenuidade fascinante, ela se apresenta como uma empregada doméstica que ainda não conseguiu a sonhada aposentadoria e, por isso, recorre à comédia. O espetáculo remonta as experiências profissionais anteriores de Filó, que já foi diarista, microempresária e governanta. Sessões no Sesc Palladium (28 e 30/1) e no Teatro Sesiminas (3/2).
49ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança
Ingressos promocionais custam R$ 25, disponíveis nos postos da Sinparc (pagamento em dinheiro ou débito) ou no site www.vaaoteatromg.com.br. Não é válida a meia-entrada para estes valores.
Nas bilheterias dos teatros onde a peça será apresentada, o preço é definido pela casa.
Consulte mais informações sobre os espetáculos no site da campanha