Variedades

Em homenagem à Richard Strauss, Filarmônica de Minas recebe fenômeno do violino Geneva Lewis

Concerto para violino, que celebra 75 anos de morte do compositor alemão, acontece dias 26 e 27 de setembro


Créditos da imagem: Matthew Holler
Geneva Lewis se apresenta pela primeira vez no Brasil em tributo ao alemão Richard Strauss

Pedro Grossi

|
23/09/24 às 11:38
compartilhe

Celebrando os 75 anos de morte de Richard Strauss, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta pela primeira vez o concerto para violino do compositor alemão com a participação da jovem violinista Geneva Lewis, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. No programa, a Filarmônica ainda apresenta Suíte de Fauré e obras célebres do sinfonismo russo. A regência é do maestro José Soares. As apresentações acontecem nos dias 26 e 27 de setembro (quinta e sexta), às 20h30, na Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Mello, 1090 – Barro Preto). Os ingressos custam R$ 19,80 (meia-entrada) e R$ 39,60. Disponíveis no site da Filarmônica e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

Richard Strauss e a obra Concerto para violino  

O Concerto para violino foi escrito por Richard Strauss quando tinha somente 17 anos, e, como praticamente toda a sua produção até então, carrega uma forte influência das preferências musicais conservadoras de seu pai, Franz Strauss. O jovem compositor começou a trabalhar na obra em 1881 e o finalizou no verão do ano seguinte, logo após a formatura no colégio. Aqui, não encontramos o Strauss aventureiro dos poemas sinfônicos que marcaram o final do século XIX ou o operista inventivo que definiu o teatro musical do século XX, mas sim um rapaz incrivelmente talentoso que começa a ganhar confiança em suas próprias habilidades criativas.

Geneva Lewis 

Jovem promessa da música erudita internacional, a violinista Geneva Lewis recebeu duas das mais concorridas bolsas para desenvolvimento artístico dos Estados Unidos: a Avery Fisher Career Grant, em 2021, e a Borletti-Buitoni Trust, em 2022. Venceu o Primeiro Prêmio da Concert Artists Guild Competition em 2020 e recebeu destaque como artista revelação na revista Musical America, na BBC Radio 3 e no programa Performance Today. Em 2015, fundou o Callisto Trio, grupo com o qual se apresentou no Concertgebouw de Amsterdã. 

Leia mais: Museu Inimá de Paula reabre com mostra dedicada à obra do pintor mineiro