Apresentação será no dia 7 de novembro, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, com feira indígena, sarau e atividades culturais
Susuaras do Tapajós
Belo Horizonte recebe, no dia 7 de novembro, uma apresentação gratuita das Suraras do Tapajós, primeiro grupo de carimbó formado exclusivamente por mulheres indígenas no Brasil. O evento será realizado no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, a partir das 11h, com programação que inclui conversa sobre tradições indígenas, feira de artesanato e sarau da cultura popular. O show está previsto para as 15h.
Criado em 2018, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), o grupo reúne mulheres indígenas que utilizam o carimbó, manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014, para valorizar a ancestralidade e fortalecer o protagonismo feminino e indígena na música. Em um ritmo historicamente marcado pela presença masculina, as artistas unem tradição musical e defesa dos povos indígenas, dos territórios amazônicos e da floresta.
O repertório combina composições autorais e clássicos da música paraense, com letras que destacam a natureza, a força das mulheres e a relação dos povos originários com as águas. As apresentações também incorporam instrumentos tradicionais, coreografias e elementos da cultura indígena, convidando o público a participar da roda de carimbó.
A passagem por Belo Horizonte integra a turnê “Suraras do Tapajós – Mulheres Indígenas, a Voz da Resistência”, contemplada pela Seleção Petrobras Cultural. A circulação percorre 12 cidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, com atividades que incluem oficinas de carimbó e moda consciente, rodas de diálogo e ações de formação técnica.
Serviço