FecharX

BH recebe o Festival Internacional de Curtas

Em sua 16ª edição, mostra exibirá 112 filmes durante nove dias de evento



Créditos da imagem: Divulgação
Main 16 festcurtasbh competitiva2 20140912152109
Ganhadores da mostra competitiva ganharão o Troféu Capivara
Redação Sou BH
12/09/14 às 15:21
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

O Cine Humberto Mauro, a Sala Juvenal Dias e o Espaço Multiuso Mari’Stella Tristão (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro), equipamentos da Fundação Clóvis Salgado, recebem a partir de sexta-feira (19) o FestCurtasBH, em sua 16ª edição. O Festival Internacional de Curtas exibirá 112 filmes, além de promover debates e cursos sobre cinema.

Os filmes exibidos foram selecionados entre mais de 3 mil inscritos que irão compor três mostras competitivas: Brasil, Minas e Internacional e sete mostras paralelas: Animação, Corpo, Infantil, Juventude, Maldita, Materialidades e Movimentos de Mundo. O Festival ainda vai realizar duas mostras especiais dedicadas ao reexame e reinvenção histórica do cinema.

A mostra competitiva é dividida nas categorias Brasil, Minas e Internacional, nas quais os participantes concorrem a prêmios em dinheiro e ao Troféu Capivara 16º FestCurtasBH. Na competitiva Brasileira, 21 curtas irão disputar o prêmio. A competitiva Internacional vai reunir 16 títulos, de 12 países e a competitiva Minas, serão oito produções. Além dos filmes eleitos pelo júri oficial, também serão reconhecidos os curtas-metragens eleitos pelo júri popular, que receberão, além do troféu do 16º FestCurtasBH, diversos prêmios em serviços audiovisuais.

Um dos destaques do FestCurtasBH será a Retrospectiva Ken Jacobs, do dia 25 a 28, que exibirá filmes do cineasta experimental americano, sob curadoria do cineasta Carlos Adriano. Curtas como “Let There Be Whistleblowers”, “Capitalism: Slavery” e “Little Stabs At Happiness” serão apresentados gratuitamente durante a mostra. Outro grupo de filmes especial é a mostra Lapsos de Vida, em que o crítico de cinema Roger Koza foi convidado especialmente para a curadoria. O foco desta mostra será os curtas argentinos, sendo alguns em co-produção com outros países.

Sucesso no ano passado, a Sessão Maldita está de volta na edição deste ano. No sábado (20), às 23h, o holandês “O Ninho” abre a programação, seguido pelo curta brasileiro “O Desejo do Morto”. A Sessão Maldita é um conjunto de filmes que provocam e confrontam os espectadores. “Os quatro curta-metragens desta edição provocam e confrontam os mais aguçados sentidos e extrapolam as noções quase sempre simplórias atribuídas ao termo maldito. Em suma, os filmes aqui reunidos marcam presença tanto pelos embates narrativos peculiares quanto pelas idiossincrasias de seus personagens, pelas desarticulações no âmbito estético e, especialmente, pelas corajosas forças motrizes arregimentadas por seus realizadores”, explica Roberto Cotta, um dos integrantes da Comissão de Seleção de Curtas Internacionais.

Veja a programação completa:

FestCurtasBH 2014 – Mostra Competitiva
FestCurtasBH 2014 – Mostra Movimentos de Mundo
FestCurtasBH 2014 – Mostra Materialidade
FestCurtasBH 2014 – Mostra Corpo
FestCurtasBH 2014 – Mostra Juventude
FestCurtasBH 2014 – Mostra Infantil
FestCurtasBH 2014 – Mostra Animação
FestCurtasBH 2014 – Mostra Lapsos de Vida
FestCurtasBH 2014 – Retrospectiva Ken Jacobs
FestCurtasBH 2014 – Sessão Maldita