FecharX

Companhia de dança cria espetáculos para serem ‘vistos’ de olhos vendados

A companhia Ananda apresenta, gratuitamente, em BH produções para os públicos adulto e infantil com a mesma proposta



Créditos da imagem: Marina Mitre
Main capa marina mitre
Redação Sou BH
19/04/19 às 20:00
Atualizado em 19/04/19 às 20:00

Uma experiência diferente, que pretende aguçar os sentidos e provocar questionamentos sobre a forma como nós interagimos com a dança. É isso que propõe a companhia Ananda, que está lançando espetáculos para o público adulto e infantil criados para serem ‘vistos’ de olhos vendados. A companhia, dirigida pela artista e professora Anamaria Fernandes, quer que o Olhos Meus e Lágrimas da Floresta sejam sentidos pelo público.

 

A primeira coreografia, voltada para adultos, recebe, no máximo, 18 pessoas por sessão. Durante a apresentação, cada uma é acompanhada por um dançarino. “Trabalhamos uma nova forma de criar a empatia, que na dança tradicional é gerada  pela visão. A relação de confiança é muito forte entre o dançarino e o público, pois ele está vendado durante todo o espetáculo”, adianta Anamaria.

 

Já o infantil Lágrimas da Floresta é inspirado em contos indígenas e trata da questão da  importância da proteção da natureza de maneira poética e sensível. Dessa vez, são 40 pessoas por sessão, sendo duas pessoas para cada dançarino. Crianças a partir de 7 anos já podem participar.

 

A companhia vai oferecer também a oficina Olhando Sem Olhos, com base nas pesquisas das duas montagens. As apresentações e a oficina acontecerão de abril a setembro, nos Centros Culturais Salgado Filho (25 a 27/4), Alto Vera Cruz (15 a 18/5), Usina de Cultura (14/6 e 17/8), Vila Marçola (21 a 23/8) e Bairro das Indústrias (20 e 21/9). Todas as atividades serão gratuitas e sujeitas à lotação dos espaços.