Referência para os mineiros e uma das maiores autoras brasileiras, Conceição Evaristo é homenageada
A trajetória e a potência literária da escritora mineira Conceição Evaristo serão celebradas no Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola de samba Império Serrano escolheu a autora como tema do enredo do próximo desfile, que leva o título “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, uma referência à personagem do romance de estreia da escritora e ao símbolo da árvore sagrada na cultura afro-brasileira.
Leia mais:
A homenagem foca nas “escrevivências”, termo cunhado por Evaristo para descrever a escrita a partir da vivência cotidiana de mulheres negras, marcada por afetos, ancestralidade, resistência e memória. A proposta do enredo, então, não se limita à vida e à obra da autora, mas pretende celebrar a presença de todas as mulheres negras.
Em um vídeo divulgado pela própria escola de samba nas redes sociais, Conceição Evaristo comentou o significado do enredo. Segundo a escritora, a flor do mulungu representa todos os africanos na diáspora, a sabedoria ancestral e a força vital da mulher negra. “É a flor em estado de graça que enxerga o tudo e o nada. A força da mulher negra que verte em leite a seiva que dá a vida”, afirmou. Confira publicação: