FecharX

Instituto de Arte Contemporânea abre convocatória para Residência Digital

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, com bolsas de R$2.000,00



Créditos da imagem: Divulgação
Main photo  4
Redação
06/02/21 às 23:19
Atualizado em 06/02/21 às 23:19

O ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, por meio de seu braço digital, o iai (Instituto de Arte Interativo), idealizou a primeira edição do Programa Emergencial de Residência Artística – iai. A iniciativa vai selecionar 03 artistas visuais, pesquisadores ou arte-educadores residentes em Ouro Preto (MG), e outros 03, brasileiros ou estrangeiros residentes em Minas Gerais, para uma residência digital, com orientação curatorial e pedagógica e bolsas de R$2000,00. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro, pelo site oficial (www.ia.art.br).

O programa conta com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e possui dois objetivos principais: traçar paralelos entre manifestações locais, próprias de artistas do município de Ouro Preto, e globais, ampliando o universo dessas práticas para o trabalho de artistas residentes no estado de Minas Gerais; e a inevitabilidade atual de se produzir, observar, fruir e interagir em um contexto de distanciamento social.

Ao fim do projeto, além de uma mostra final com transmissão ao vivo, fruto da residência e do trabalho desenvolvido pelos artistas selecionados, o programa vai gerar um material didático, destinado a escolas da rede pública de ensino de Ouro Preto.