FecharX

Os Beatles invadem Belo Horizonte

Bandas cover fazem sucesso interpretando clássicos dos Beatles em BH



Créditos da imagem: Divulgação
Main 162411 beatles
Repertório dos Beatles faz sucesso em BH com bandas cover
Redação Sou BH
12/01/15 às 20:43
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Débora Gomes jornalista Sou BH

“Belo Horizonte continua sendo nossa maior plateia. Por isso escolhemos a cidade para encerrar essa turnê”, justifica o músico Sandro Peretto, que interpreta John Lennon na banda brasileira All You Need Is Love. Os músicos retornam a BH na sexta-feira (31), para encerrar a turnê “Uma Noite em Liverpool”, interpretando grandes sucessos dos britânicos.

Mas os mineiros não lotam apenas os shows da banda. Em Belo Horizonte, vários grupos interpretam as tão aclamadas canções dos Beatles, como é o caso da Anthology. “Beatles é uma escola completa. Trabalhando com este estilo - pois estou certo de que Beatles é um estilo musical - por si só, estamos ‘provocando’ a musicalidade de cada instrumentista e vocalista, especialmente com o desafio do projeto ‘cover’, de ser fiel à sonoridade original”, avalia o baixista Marcelo Thomé, que faz os vocais de John Lennon na Anthology.

Esse “estilo” talvez justifique o fato de tantas bandas escolherem o repertório Beatles para seus shows. Outro fato, segundo Marcelo, é a própria popularidade e importância que os britânicos têm na música, não só em BH, mas em todo o mundo. “Quando eu tinha quatro anos, minha mãe me apresentou aos clássicos da carreira solo de John, e foi amor à primeira vista”, conta o baixista.

Amor que, anos mais tarde, o aproximou de Bernardo Annoni, Fernandinho Carvalho, Saulo Cendón e Vitor Campos, formando a Anthology. ”A amizade, os gostos parecidos e os objetivos profissionais e musicais convergentes nos levaram, naturalmente, a escolher tocar Beatles. Não tem muita explicação. Só não podia ser outra coisa, disso eu tenho certeza”, explica Marcelo.

Para o baixista, é gratificante interpretar Beatles não só pelas canções, mas também pelo público. “Devo confessar que o melhor elogio que podemos receber é daquele que dizia nunca ter escutado ‘muito’ Beatles, ou, ainda, que até não gostava deles, até assistir a um show nosso. Não tem como não se emocionar ao ouvir isso de alguém, não é mesmo?”, conta. Ainda segundo Marcelo, além de manter essa chama da beatlemania acesa, projetos como a Anthology têm a oportunidade de ‘apresentar os Beatles’ e formar novos fãs, a cada show. “Isso é demais!”, completa.

Em BH, além da Anthology, outras bandas também se dedicam ao cover dos britânicos:

Hocus Pocus

Na ativa desde 1984, a banda é bem conhecida entre os mineiros, por apresentações em festivais beatlemaníacos e também nas casas do Circuito do Rock. São residentes dos domingos do Lord Pub, em apresentações sempre com uma banda convidada.

3 Of Us

Fundada em 2010, por jovens músicos mineiros. O grupo se apresenta em um formato diferente: o power trio, que vem dando certo desde sua formação. As canções da primeira fase dos britânicos são o carro chefe da banda, que também não deixa de fora os hinos da segunda fase do quarteto de Liverpool.

Aggeu Marques e Yesterdays

Aggeu se apresenta em BH acompanhado de músicos experientes e convidados especiais. O músico reúne, em sua carreira, três discos autorais e sempre se apresenta em festivais brasileiros em homenagem ao quarteto britânico. Além disso, já se apresentou no Liverpool Beatle Week, na Inglaterra, por nove vezes.

Hey Baldock

A banda presta uma homenagem aos Beatles e a carreira solo de cada um dos integrantes da banda, por meio de uma execução fiel das músicas. Estão sempre pelos palcos belo-horizontinos apresentando o repertório dos músicos.

Vem aí!

Todos os anos, BH se transforma na capital beatlemaniaca por uma semana, com o BH Beatle Week. O festival reúne diversas bandas, de todos os cantos, em shows espalhados por casas noturnas e teatros da capital. Este ano, o evento acontece entre os dias 3 e 7 de dezembro, nas casas do Circuito do Rock (Jack Rock Bar, Lord Pud e Circus Rock Bar), no Cine Theatro Brasil Vallourec e na Status Café Cultura e Arte.