De cidades históricas a regiões interioranas pouco conhecidas, atletas nascidos em Minas Gerais fazem sucesso no Brasil e no exterior
Minas Gerais é conhecida por seu sotaque marcante, sua culinária irresistível e sua tradição no futebol. Mas o que pouca gente sabe é que vários jogadores de destaque do cenário nacional e internacional nasceram em solo mineiro. A lista vai além dos ídolos dos clubes locais e inclui nomes que fizeram ou ainda fazem história em gramados de todo o mundo. Conheça 10 atletas cujas raízes estão nas montanhas de Minas.
Leia mais
O maior jogador da história nasceu em Três Corações, no Sul de Minas. A cidade, com pouco mais de 80 mil habitantes, tornou-se eternizada por ser o berço do Rei do Futebol. Pelé brilhou com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira, conquistando três Copas do Mundo.
Artilheiro consagrado e ídolo do Fluminense, Fred nasceu em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Conhecida pelo comércio de pedras preciosas, a cidade também revelou um dos maiores centroavantes do futebol recente.
Inteligente e refinado em campo, Tostão foi campeão da Copa de 1970. Natural de BH, é símbolo do Cruzeiro e da história gloriosa do futebol mineiro.
Ídolo cruzeirense, Dirceu nasceu em Pedro Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de BH. Conhecido por sua elegância e habilidade, é considerado um dos maiores meias da história do Brasil.
Com seu chute poderoso, Éder marcou época na Seleção Brasileira e no Atlético-MG. Ele é natural de Vespasiano, hoje sede da Cidade do Galo.
Promessa do futebol brasileiro, o jovem atacante nasceu em Timóteo, no Vale do Aço. Cria do América-MG, brilhou no Athletico-PR e agora defende o Palmeiras, sendo apontado como futuro nome da Seleção.
Revelado pelo Atlético-MG, Bernard nasceu na capital mineira e ganhou destaque ao participar da conquista da Libertadores em 2013, além de vestir a camisa da Seleção.
Considerado o maior ídolo do Atlético-MG, Reinaldo nasceu em Ponte Nova, na Zona da Mata. Com sua técnica e posicionamento, marcou época nos anos 70 e 80.
Lateral campeão por Atlético-MG e Palmeiras, Rocha é de Sete Lagoas, cidade com tradição industrial e cultural, a cerca de 70 km da capital.
Ídolo do Borussia Dortmund e com passagens pela Seleção Brasileira, Dedê nasceu em BH. No clube alemão, fez história como lateral-esquerdo e se tornou um dos brasileiros mais respeitados da Bundesliga nos anos 2000.