Bairro da zona sul de BH combina praças, mirantes, restaurantes e centros comerciais frequentados por moradores e visitantes
Localizado na zona sul de BH, o bairro Belvedere é um destino procurado por quem busca combinar lazer, gastronomia e tranquilidade.
Com uma população de alto poder aquisitivo e uma infraestrutura que reúne praças, restaurantes, bistrôs e mirantes, o bairro tem se consolidado como referência em experiências urbanas ao ar livre e roteiros gastronômicos diversificados. Confira 10 lugares para conhecer no Belvedere:
Leia também
Entre corredores, famílias e moradores com seus pets, a Praça Lagoa Seca reúne um dos maiores fluxos de pessoas do bairro. A área verde, com ampla pista para caminhada, sombra e bancos, virou ponto de convivência. No fim de tarde, o movimento aumenta. Muitos usam o local como academia a céu aberto. Outros estendem cangas e fazem piqueniques.
Endereço: Rua Juvenal de Melo Senra, 675 – Belvedere
O shopping é um dos principais centros comerciais da capital mineira. Localizado no Belvedere desde 1979, reúne lojas de grife, cinema, supermercado, livraria e praça de alimentação. Aos finais de semana, é comum encontrar grupos de adolescentes circulando pelos corredores enquanto famílias dividem o almoço nos restaurantes da ala gourmet.
Endereço: BR-356, 3049 – Belvedere
A vista do Mirante Belvedere permite observar boa parte da cidade. No fim da tarde, o local costuma ser ocupado por fotógrafos, casais e grupos de jovens que se reúnem para ver o pôr do sol.
Endereço: Av. José Maria Alkimin, 86 – Belvedere
Na praça o foco é a comida. Com mesas ao ar livre, o espaço abriga o Belvedere Square, centro gastronômico com culinária brasileira, árabe e mexicana. Drinks, pratos quentes e petiscos dividem espaço com música ambiente e decoração pensada para atrair um público diverso, principalmente nas noites de quinta a domingo.
Endereço: Av. Celso Porfírio Machado, 200 – Belvedere
No rooftop do BH Outlet, o restaurante Mitra funciona em um espaço de 300 lugares. A cozinha do chef português Cristóvão Laruça aposta em pratos mediterrâneos, preparados com ingredientes mineiros.
Endereço: Rodovia BR 365, 7515 – Loja LJ – Belvedere
A nova unidade do Gennaro, aberta no bairro, reforça a presença da cozinha italiana em BH. Com pratos a partir de R$ 35, a casa serve massas, risotos, carnes e antepastos. O espaço é amplo e tem decoração que remete à tradição familiar. Entre os mais pedidos, estão o medalhão de filé com fetuccine e a lasanha à bolonhesa.
Endereço: R. Fausto Nunes Viêira, 103 – Belvedere
Funcionando em horários alternativos, o Belves Bistrô aposta na proposta de jantar a dois. Às quartas e domingos. O ambiente é discreto, com iluminação baixa, ideal para encontros e refeições longas. A cozinha é contemporânea.
Endereço: Av. José Maria Alkimin, 86 – Belvedere
O restaurante investe na fusão entre o mediterrâneo e o mineiro. Bolinho de bacalhau na entrada e strogonoff de camarão como prato principal são algumas das opções. O funcionamento é concentrado nos fins de semana, com almoço e jantar. Os drinks foram pensados para harmonizar com os pratos, servidos sempre na brasa.
Endereço: R. Juvenal Melo Senra, 385 – Belvedere
Por lá, floricultura e cafeteria dividem o mesmo espaço. A proposta é misturar aromas, visuais e sabores. O espaço, escondido no Belvedere, é conhecido por seus arranjos de flores e também pelo café da manhã. Os pedidos mais comuns são croissant com presunto parma, waffle com frutas e café coado.
Endereço: R. Jorn. Djalma Andrade, 1110 – Belvedere
Embora localizado no bairro de Lourdes, o Nicolau Bar da Esquina costuma ser incluído nos roteiros de moradores do Belvedere por sua proposta. Criado pelo chef Léo Paixão, o espaço ocupa um casarão restaurado e aposta em releituras de pratos tradicionais da cozinha mineira.
Endereço: R. Dicíola Horta, 77 – Belvedere