FecharX

10 hospedagens românticas próximas a BH - Aqui Pertin

Confira uma lista de hotéis e pousadas em cidades próximas à Belo Horizonte para passar momentos especiais a dois



Créditos da imagem: Yaya Souza e Tiago Braga
Main whatsapp image 2023 06 07 at 15.50.29
Pousada Oratório oferece exclusividade e mordomia em Tiradentes
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
07/06/23 às 16:17
Atualizado em 07/06/23 às 16:17

Minas Gerais se destaca, entre muitas outras coisas, por suas belas paisagens montanhosas e uma das melhores gastronomias do Brasil. Por isso, já imaginou passar um final de semana romântico cercado de montanhas e com muita comida boa?

Se você ainda não sabe onde levar o seu amor, preparamos uma lista de 10 hospedagens românticas próximas a BH que já visitamos. Confira!

Pousada Chão de Minas - Cachoeira do Campo

Pousada Chão de Minas tem piscina com borda infinita e vista para as montanhas. 

Localizado a 75 km de Belo Horizonte, Cachoeira do Campo é um distrito de Ouro Preto que fica às margens da BR 356. A região tem diversas atrações, como a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída no século XVIII; a Cervejaria Ouropretana, onde você pode conhecer todo o processo de fabricação da cerveja; e uma feira de artesanato com itens produzidos no distrito, como panelas de pedra sabão e tachos de cobre.

Uma ótima opção de hospedagem em Cachoeira do Campo é a Pousada Chão de Minas. Com apenas 14 quartos e arquitetura inspirada nas fazendas coloniais do século XVIII. Sua infraestrutura inclui academia e piscina climatizada com vista para o pôr do sol, além do Restaurante Chão de Minas, que funciona somente no almoço e serve a tradicional comida mineira no fogão à lenha.

Gostou? Conheça mais sobre a Pousada Chão de Minas.

Vila Mineira - Lavras Novas

Continuando em Ouro Preto, outro distrito bem romântico é Lavras Novas. O pequeno povoado fica a 110km de Belo Horizonte e concentra diversas trilhas e cachoeiras, assim como deliciosos restaurantes e bares na sua rua principal.

Nossa sugestão de hospedagem é a Pousada Vila Mineira, com 14 quartos, estacionamento, restaurante e SPA com hidromassagem e sauna. Os quartos são confortáveis e preparados para o frio intenso do distrito no outono e no inverno. A gente recomenda que você reserve o SPA com antecedência (ele é pago à parte - R$ 25 por pessoa por hora).

Quer conhecer mais do vilarejo? Leia mais aqui sobre Lavras Novas.

Hotel Ville Real - Santo Antônio do Leite


Santo Antônio do Leite é mais um distrito de Ouro Preto. Ele está a apenas 30 km de distância da cidade, e a 83 km do centro de Belo Horizonte. O vilarejo é conhecido pelo artesanato em porcelana e cerâmica e pela produção de joias em prata. Além disso, é nele que fica o Hotel Ville Real. A hospedagem tem serviço de alto padrão nas suas 46 acomodações e uma arquitetura que reproduz as vilas coloniais do século XVIII. O hotel tem piscina externa com cascata, academia, piscina coberta e aquecida integrada com sauna, SPA, entre outras amenidades. Os dois principais atrativos turísticos do distrito são as igrejas coloniais e as trilhas com cachoeira.

Saiba o que fazer na sua estadia em Santo Antônio do Leite

Villa Rica Pousada Boutique - Brumadinho 


Vista do Topo do Mundo, em Brumadinho. Créditos: Sou BH

Intimista e pet friendly, a pousada Villa Rica fica a 40 km de Belo Horizonte, no distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho. Seguindo uma proposta de butique, a hospedagem tem somente 6 acomodações, divididas em suítes e chalés completos, que contam até com cozinha. A pousada tem uma pequena piscina, um ateliê e uma lojinha com peças de artistas mineiros expostas. 

Os pais de pet podem ficar felizes: por uma taxa de R$50,00 por dia, seus bichinhos são bem-vindos em todos os ambientes, inclusive no restaurante, que fica em uma área externa. O café da manhã é super bem servido e completo, com pão de queijo, ovos mexidos, frutas, bolos, biscoitinhos e omeletes. O restaurante ainda serve almoço e jantar, que podem ser acompanhados da cerveja Villa Rica, produzida exclusivamente para o espaço. 

Se interessou? Confira dicas para um fim de semana em Brumadinho.

Villa Musical - Lapinha da Serra


Já tem alguns anos que o vilarejo de Lapinha da Serra é um dos favoritos dos amantes da natureza em Minas Gerais. Localizado a 136 km de BH, ele tem opções de hospedagens para todos os gostos, com diversas casas disponíveis para aluguel, campings, chalés e pousadas. Nossa indicação para o casal que quer se desconectar da cidade mas ainda ter conforto é um loft da Villa Musical. A pousada tem três unidades que oferecem muita privacidade e conforto ao hóspede, com sala, cozinha, banheiro com hidromassagem e amenities de banho L’Occitane, área de churrasco e piscina com borda infinita. 

Além de ser possível preparar refeições no próprio loft, a Lapinha tem diversos restaurantes no seu centrinho, tanto com propostas mais rústicas quanto mais sofisticadas. O Bistrô Lapinha é um deles. A casinha de adobe esconde um salão onde toca muito MPB e forró. Alguns pratos famosos são a Panhoca com filé mignon ao gorgonzola e a moqueca de peixe com camarão no abacaxi. O restaurante funciona somente nas sextas e sábados de 18h às 00h e não aceita reservas.

Saiba mais sobre a Lapinha da Serra.

Refúgio Entre Serras de Minas - Bom Jesus do Amparo

Localizada em Bom Jesus do Amparo, a 60 km de BH, a pousada Refúgio Entre Serras de Minas tem decoração rústica e clima intimista com somente 6 quartos, divididos entre suítes standard, chalés e cabana. A área comum tem diversos atrativos, como piscina, sala de jogos, churrasqueira, quadra e até lareira nas noites mais frias. A diária inclui um delicioso café da manhã na cama. 

Gostou? Confira nossa visita à pousada Refúgio Entre Serras de Minas aqui

Pousada Farol da Serra - Macacos


Área externa da pousada Farol da Serra. Créditos: Sou BH

Um destino coladinho na capital mineira é o distrito de Macacos, em Nova Lima, que fica a 23 km do centro de BH, via BR-356. Nossa sugestão para se hospedar por lá é a pousada Farol da Serra, que conta com 13 suítes, das quais várias têm banheira de hidromassagem e varanda. A área comum inclui piscina externa e coberta aquecida com hidro. 

No mesmo espaço funciona também um restaurante, mas opções de gastronomia são o que não faltam em Macacos! O Benedito Gastrobar é super aconchegante, tem uma luz intimista e romântica, além de cardápio assinado pela chef Rosely Cassiano. Já o Mirante da Serra tem uma belíssima vista para as montanhas e aceita pets. Seu fim de semana em Macacos fica completo com um passeio de quadriciclo com vista do alto da serra!

Conheça mais de Macacos, em Nova Lima.

Pousada Oratório - Tiradentes


Pousada Oratório oferece luxo e mordomia aos hóspedes. Créditos: Yaya Souza e Tiago Braga

A pousada Oratório é ideal para quem busca conforto e mordomia. Localizada a 1 km do centro de Tiradentes, ela está a 190 km de BH e permite que você conheça a cidade e desfrute de uma luxuosa pousada boutique durante o final de semana. São apenas 11 quartos, todos espaçosos com varanda e vista para a Serra. 

Tiradentes é um dos pólos da gastronomia mineira, e, dentre seus restaurantes mais cobiçados está o Tragaluz. Os pratos têm raiz mineira e ingredientes de produtores locais, como o famoso Pintada Tragaluz, um arroz caldoso com galinha d’angola.

Vai visitar Tiradentes? Saiba o que fazer quando estiver na cidade.

Rancho do Tatu - Catas Altas


Catas Altas tem clima bucólico com conjunto arquitetônico histórico. Créditos: Yaya Souza

Catas Altas é uma cidade a 118 km de BH emoldurada pela Serra do Caraça e com pouco mais de 5 mil habitantes, o que confere um clima bucólico ao vilarejo. Seu conjunto arquitetônico data do século XVII e dá ao visitante uma sensação de viagem no tempo. Nossa sugestão de hospedagem é o Rancho do Tatu, que tem apenas 7 suítes para casal, todas com cama queen, TV Led a cabo, banheiro privativo e ar condicionado. 

A pousada tem área social, piscina, ofurô aquecido e sauna, todos com vista para a Serra. O restaurante oferece, ainda, pratos à la carte. Nossa indicação é o risoto de alho poró com salmão e o de taioba com linguiça.

Pousada Rávis - Ravena


Catas Altas tem clima bucólico com conjunto arquitetônico histórico. Créditos: Yaya Souza

Apesar de não estar entre os queridinhos do turismo em Minas, Ravena é um encantador distrito de Sabará, a 34 km do centro de BH. Ele reúne a igreja de Nossa Senhora da Assunção, do século XVIII, muitas florestas e a Pousada Rávis. 

A hospedagem, inaugurada há cerca de dois anos, oferece uma proposta intimista com apenas 4 quartos e atendimento personalizado. Sua estrutura inclui piscina climatizada, sala de leitura e balanço. A cozinha tem identidade autoral, com utilização de vários ingredientes orgânicos, pão caseiro e até cerveja da pousada!

Quer saber mais de Ravena? Leia mais sobre os atrativos do distrito.

Minas Gerais reúne diversas opções de hospedagem romântica para todos os gostos e bolsos. Para escolher qual é a melhor para você e seu amor, leve em conta seu meio de transporte e se prefere passeios por lugares históricos, pela natureza ou só descansar no conforto da pousada.

Gostou das dicas? Para esses e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.