FecharX

5 lugares para curtir um bate e volta ‘Aqui Pertin’ no feriado

O feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, é uma boa oportunidade para explorar as cidades mineiras



Créditos da imagem: Isadora Santos
Main serra do cipo
A Serra do Cipó é uma opção bastante procurada nos finais de semana e feriados.
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
04/09/21 às 10:43
Atualizado em 30/09/21 às 12:52

Os fins de semana e feriados são ótimas opções para cair na estrada e quebrar a rotina. No próximo dia 7 de setembro é celebrado o feriado da Independência do Brasil e, por isso, selecionamos 5 lugares incríveis para você desbravar #aquipertin.

Inhotim


Localizado em Brumadinho, a 50 km de Belo Horizonte, o Inhotim é um dos maiores museus da América Latina e o maior a céu aberto do mundo.  São mais de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico e mais de 700 trabalhos expostos, de artistas do mundo inteiro. 

No feriado, ele funcionará entre 09h30 e 17h30. Os ingressos são vendidos antecipadamente pela Sympla e a capacidade é de mil pessoas por dia. Não há venda de ingressos na hora, hein!? Além disso, os protocolos contra a COVID-19 estão sendo rigorosamente seguidos e o uso de máscaras é obrigatório.

O Aqui Pertin esteve por lá e conheceu o museu e outras atrações da cidade

Santuário do Caraça 


O complexo Santuário do Caraça é uma instituição católica e reserva de Patrimônio Natural, Patrimônio Cultural do Brasil - tombado em nível federal, estadual e municipal -, localizado a 120 km de Belo Horizonte, nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. 

É uma boa dica para quem quer se conectar com a natureza e aproveitar atividades ao ar livre, como trilhas e cachoeiras. Por ser muito grande, é importante ler algumas dicas de atividades e trilhas e se programar bem para aproveitar o máximo do dia. 

O Caraça funciona todos os dias de 8h às 17h e, no feriado, o valor de entrada é de R$30,00. As visitas precisam ser agendadas previamente na Central de Reservas, por WhatsApp (31 98978-3180) ou e-mail centraldereservas@santuariodocaraca.com.br.

Sabará


Localizada a apenas 23 km de Belo Horizonte, Sabará é uma excelente opção para quem busca um bate e volta rapidinho, mas muito gostoso. Além de passear pelo centro histórico, a cidade é bastante rica na gastronomia e oferece, principalmente no bairro Pompéu, restaurantes muito gostosos de comida mineira, como o Jotapê. 

Para quem tem pets, criamos um roteiro de um dia inteiro para curtir a cidade com seus animais de estimação

Macacos


Outro bate e volta bem #aquipertin é Macacos, que fica a 25 km do centro da capital. Muito conhecido pelas trilhas e pelos bares, o vilarejo de Macacos oferece uma infinidade de trilhas e cachoeiras, para os amantes de aventura, e diversos restaurantes para curtir o dia com um visual maravilhoso das montanhas de Minas.

A dica é sair cedo para curtir a natureza, mas se atentar ao horário de chegada aos bares, já que a maioria não aceita reservas e é um destino muito procurado, especialmente em fins de semana e feriados. 

Serra do Cipó


A Serra do Cipó é um bate e volta de 98 km, mas compensa pelo visual incrível e pelo contato com a natureza. Dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, você encontra diversas opções de banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, além de trilhas nas quais é possível observar a grande diversidade da flora e da fauna.

As duas principais atrações do parque são o Cânion das Bandeirinha , a doze quilômetros da sede e a Cachoeira da Farofa, a oito quilômetros. Nas duas atrações o banho é permitido.

O parque funciona com entrada de 8h às 14h e saída até 17h. É estabelecido o limite de 150 visitantes por dia, sendo a entrada por ordem de chegada, sem sistema de agendamento prévio. Além disso, você pode curtir o fim do dia em um dos vários restaurantes da cidade. 

Siga o Instagram do @AquiPertin e acompanhe os detalhes destes e de outros destinos.