Tradicional visita guiada gratuita mensal ao Cemitério do Bonfim terá como foco a literatura neste domingo (27)
Visita guiada no Cemitério do Bonfim
O icônico Cemitério do Bonfim, localizado na Região Leste de Belo Horizonte, recebe visitas guiadas nos últimos domingos de cada mês, a partir das 9h, para os interessados no necroturismo, na arquitetura marcante do local ou apenas em conhecer mais sobre a história da cidade. Neste domingo (27), o encontro terá o seguinte tema: “Escritoras e escritores: o Bonfim e a literatura”.
O percurso, que dura cerca de duas horas, vai mostrar aos participantes como a história do cemitério está atrelada à literatura belo-horizontina, mineira e nacional, e passará por túmulos de escritores que lá estão enterrados. Um dos mais famosos é o ex-jornalista Roberto Drummond.
Leia mais:
O Bonfim é a casa de jazigos de diversas figuras icônicas da história de BH, como Padre Eustáquio, Olegário Maciel, Júlia Kubitschek, Silviano Brandão e Benedito Valadares.
Guiadas por Marcelina Almeida, historiadora e professora do Programa de pós-graduação da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), a visita gratuita é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da fundação de Parques Municipais e em parceria com a Uemg e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
Apesar de curiosas, as visitas turísticas a cemitérios não acontecem só em BH e são muito comuns em outras partes do mundo. O Cemitério de Père Lachaise, em Paris, por exemplo, é um ponto turístico famoso na capital francesa, abrigando arte, jazigos e túmulos de personalidades como Jim Morrison, Allan Kardec, Proust, Chopin e Oscar Wilde. Em Buenos Aires, na Argentina, o Cemitério de La Recoleta também é visitado para o necroturismo.
O projeto surgiu lá em 2012, a partir de uma prática pedagógica de Marcelina, que sempre levava os alunos da Uemg para conhecerem o Cemitério do Bonfim. À época, o projeto de ampliar a iniciativa à sociedade foi apresentada para a Fundação de Parques Municipais, que acreditou na potência educativa e aceitou.
Desde então, as visitas são realizadas no último domingo de cada mês, a partir das 9h, e cada uma delas tem um tema diferente. Gratuitamente, as inscrições podem ser feitas: