Variedades

Gratuito: BH recebe 42ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas

Evento acontece de 18 a 20 de outubro na sede da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis)


Créditos da imagem: Reprodução Instagram
Delicadas e com cores vibrantes, orquídeas precisam de condições adequadas de água e luz para florescerem saudáveis

Pedro Grossi

|
03/10/24 às 11:35
compartilhe

Belo Horizonte recebe entre os dias 18 e 20 de outubro (sexta a domingo) a 42ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas. A exposição contará com vasta variedade de orquídeas de diferentes espécies, além de estandes especializados em produtos para o cultivo da flor. O evento, realizado pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO) em parceria com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), acontece na sede da Amagis (rua Ouro Fino, 367 – Cruzeiro). A exposição estará aberta das 16h às 19h e a feira com os estandes de vendas funciona das das 9h às 19h. A entrada é gratuita sem necessidade de retirada de ingressos. 

Como cultivar orquídeas

De aparência delicada e cores exuberantes, as orquídeas demandam certos cuidados para quem deseja cultivar a planta em casa. O primeiro passo é escolher a orquídea certa, já que são plantas sensíveis e precisam de condições ideais para florescerem. Para iniciantes, o ideal é escolher espécies mais resistentes e fáceis de cuidar, como as populares Phalaenopsis ou Cymbidium.

Água e luz

Luz desempenha um papel vital no cultivo de orquídeas. Elas prosperam em luz indireta brilhante, mas evite a exposição direta ao sol, que pode prejudicar suas folhas. As Phalaenopsis toleram condições de luz mais baixa em comparação com outras variedades.

Para regar, evite o excesso de água, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Espere até que o substrato esteja quase seco antes de regar novamente e use água morna para isso. As orquídeas gostam de umidade moderada. Se o ar estiver muito seco, use um umidificador ou coloque uma bandeja com água próxima à planta para aumentar a umidade ao redor.

Utilize substratos específicos para orquídeas, como casca de pinheiro ou musgo sphagnum, para garantir uma boa drenagem e um ambiente propício para o crescimento saudável das raízes e busque manter a temperatura dentro da faixa adequada para a sua orquídea, geralmente entre 18 e 24°C. 

Leia mais: Gratuito: Parque Municipal recebe a exposição ‘Pelos Parques da Cidade’


Tags:

orquídeas