Biblioteca Estadual recebe escritores, poetas, músicos e rappers até 21 de outubro
Até 21 de outubro, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 – Savassi) promove o ciclo de palestras ‘Raízes: afromineiridade e juventude na literatura’. A programação gratuita contará com a participação de escritores, poetas, ensaístas, músicos e rappers.
O evento promove cinco palestras, todas às 15h no Espaço Geek, com tradução simultânea em Libras. A iniciativa integra a sequência de ações que comemoram os 70 anos da Biblioteca. Não é preciso retirar ingressos.
O ciclo começa com encontro sob o tema ‘A poesia afro-mineira nos slams e saraus periféricos’ e prossegue com abordagens sobre a literatura afro-brasileira e indígena, além de questões de gênero e racismo. À frente da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Lucas Amorim aponta o ‘Raízes’ como uma contribuição significativa para a valorização da arte e da cultura afro-mineira, alinhada à política estadual de afromineiridade.
“O projeto não apenas faz parte, mas fortalece a nossa política estadual de afromineiridade, que, por meio da Secult-MG e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), promoveu o reconhecimento dos Reinados e Congados como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”, observa Amorim.
Bim Oyoko, do coletivo Nosso Sarau e da Banca de RAP Texas Griot, é convidado da conversa sobre poesia na ancestralidade afro-brasileira
Eliani Gladyr, coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual, destaca que os encontros pretendem despertar “discussões acerca dos movimentos literários afro-afirmativos, sobre a literatura produzida em Minas e no Brasil, os meios de publicação, o mercado editorial e formas alternativas de veiculação, valorizando a literatura afro-brasileira e indígena”.
Entre 19 e 21 de outubro, pela programação do ‘Raízes’, a Biblioteca realizará o ‘Slam MG 2024’, sua primeira competição de poesia falada. O evento contará com a participação de 35 coletivos de 18 cidades de Minas Gerais, oferecendo um espaço para a troca de experiências e vivências na poesia oral performática.
“A oportunidade de ouvir poetas nesse espaço é um momento simbólico para o encontro de tradições, pois uma tradição literária que há muito é discutida permite trocar experiências e vivências com a literatura da poesia oral performática que as pessoas ligadas ao slam produzem”, ressalta o poeta, articulador do Coletivoz Sarau de Periferia e slammaster do Slam Clube da Luta, Rogério Coelho.
28 de agosto, quarta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo
Palestrante: Iza Reis
Convidado(a): Leandro Zerê
Mediador: Rogério Coelho
05 de setembro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo
Palestrante: Menino Jazz
Convidado(a): JP Escrevivente
Mediadora: Adriana Márcia de Deus
19 de setembro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo
Palestrante: Júlia Elisa
Convidado(a): Bim Oyoko
Mediadora: Maria de Lourdes
03 de outubro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo
Palestrante: Thaís Alessandra
Convidado(a): Vênus
Mediadora: Pedro Henrique Fernandes Almeida
17 de outubro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo
Palestrante: Nilo Ibiraporã
Convidado(a): Eliza Castro
Mediadora: Mireille de Paula