Variedades

Planetário da UFMG oferece sessões temáticas de astronomia até domingo (3)

Programação inclui comentários de especialistas e imersões sobre o céu de BH


Créditos da imagem: Daniel Mansur/Divulgação
Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, tem sessões imersivas com projeções em domo que oferece visão de 180º x 360º

Redação Sou BH

|
30/10/24 às 12:50
compartilhe

O Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) oferece uma programação variada de sessões astronômicas até domingo (3). Os encontros temáticos são comentados por especialistas e prometem uma experiência imersiva para o público, que terá a oportunidade de explorar o céu da capital mineira sob orientação da equipe do museu. 

Com ingressos disponíveis apenas no local no dia das sessões, as atividades incluem temas como observação do céu noturno de Belo Horizonte, poluição luminosa e o ciclo lunar, com opções voltadas tanto para jovens quanto para crianças. As entradas custam R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia), e o pagamento é realizado por débito ou pix na recepção do espaço.

Como é o Planetário

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, os visitantes podem vivenciar uma experiência única em Minas. A projeção em domo oferece visão de 180º x 360º, o que transforma o ambiente em um cinema imersivo. Equipado com um sistema híbrido que une o projetor analógico Skymaster ZKP4 aos projetores digitais Space Gate Duo, o planetário permite tanto sessões comentadas pela equipe de Astronomia quanto exibições de filmes digitais em formato fulldome.

    Veja também: Matula Film Festival celebra cultura de boteco em união de gastronomia e cinema 

Instalado no quinto andar do museu, o espaço conta com uma cúpula de 9 metros de diâmetro, cadeiras reclináveis, ambiente climatizado e capacidade para 65 pessoas. Acessível e com cuidados de inclusão, a sala oferece abafadores para reduzir ruídos e permite que visitantes saiam com segurança durante a sessão, se necessário.

Programação do Planetário até domingo (3)

O Céu da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Quarta-feira (30), às 16h; sábado (2), 14h e 18h | Duração: 30 min | Classificação livre, recomendado a partir de 12 anos
Essa sessão comentada explora o céu noturno da região e incentiva o público a observar fenômenos astronômicos visíveis a olho nu, como planetas, estrelas e constelações.

Perdendo o Céu Escuro

Quinta-feira (31), 16h; domingo (3), 16h | Duração: 30 min | Classificação livre, recomendado a partir de 12 anos
Uma reflexão sobre os impactos da poluição luminosa, que interfere na observação das estrelas e afeta diretamente a biodiversidade. A sessão mostra ainda objetos celestes que só podem ser vistos em áreas com baixa iluminação artificial.

A Lua e o Zodíaco

Sexta-feira (1º), 16h; sábado (2), 19h; domingo (3), 11h | Duração: 40 min | Classificação livre, recomendado a partir de 12 anos
Essa sessão destaca o ciclo lunar e seu trajeto pelas constelações do Zodíaco, abordando fenômenos como o tempo que a Lua leva para nascer diariamente.

Era Uma Vez no Céu

Sábado (2), 16h; domingo (3), 14h | Duração: 30 min | Classificação livre
Voltada para o público infantil, a sessão apresenta o Sistema Solar e algumas constelações de forma lúdica e interativa, mostrando os planetas como eles podem ser vistos da Terra e contando histórias sobre as estrelas.

Para mais detalhes sobre a programação ou eventuais mudanças, consulte o site oficial do Espaço do Conhecimento UFMG.