Curtas-metragens ocupam Cine Humberto Mauro de 25 de outubro a 3 de novembro
O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH) celebra 30 anos e chega à 26ª edição, que ocorre entre 25 de outubro e 3 de novembro no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). Pela primeira vez, o festival será realizado também em Nova Lima, no Cineminha – Centro Social e Cultural Padre João Marcelino, de 6 a 9 de novembro. Inteiramente gratuita, a programação deste ano conta com mais de 100 filmes, incluindo produções de 24 estados brasileiros e 83 países. As exibições serão acompanhadas de atividades como mesas-redondas, oficinas e a presença de cineastas convidados.
A mostra especial da edição será dedicada à realizadora mexicana Azucena Losana, que estará presente no Palácio das Artes. Ela apresenta produções experimentais e sua participação inclui uma oficina de realização cinematográfica para adultos, focada na construção de projetores visuais com materiais de baixo custo.
A coordenadora de Programação e Curadoria do festival, Ana Siqueira, ressalta a diversidade dos filmes e realizadores. “Se manter plural e estar em constante desenvolvimento e movimento é uma das características mais marcantes do FestCurtasBH. A variedade e a ampliação crescentes de nossa programação, que em tempos atuais não se limita apenas ao fazer/ver cinematográfico, é um dos principais marcos do festival”, afirma.
Produção alagoana ‘Hábito’, de Fernando Santos, é um dos filmes na seleção nacional que abrange títulos de 24 estados brasileiros
O festival apresenta mostras competitivas que incluem produções nacionais e internacionais, além de uma seleção dedicada à produção mineira. A programação ainda contará com mostras paralelas com temáticas atuais, como ‘Políticas do Artifício’, ‘Entre Laços’ e ‘Crises do Trabalho, Levantes da Fragilidade’, assim como as tradicionais seleções ‘Juventudes’ e ‘Infantil’.
Matheus Antunes, coordenador-executivo do FestCurtasBH, destaca a importância da data. “Estamos vivendo um período duplo de celebração. Ano passado, comemoramos as 25 edições e este ano vivemos o marco de 30 anos desde a criação do festival. É uma data importante para que possamos olhar para o passado, entender a história e tudo que já passou por aqui, e também projetar com cuidado e atenção o futuro”, explica.
Antunes também menciona a expansão da presença do festival no ambiente online. “Desde a criação da plataforma de streaming CineHumbertoMauroMais em 2020, a presença do festival no espaço virtual se tornou consolidada. De 2022 para cá, exibimos todos os filmes brasileiros – das mostras competitivas e paralelas – pelo período de 24 horas em nossa plataforma virtual”, ressalta o cordenador. O cadastro no CineHumbertoMauroMais é gratuito.
‘Why Did You Leave the Horse Alone?’, do marroquino Faouzi Bensaïdi: FestCurtasBH exibe filmes de 83 países nesta edição
A inclusão de Nova Lima na programação é outra novidade. Vitor Miranda, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, destaca a importância dessa ação. “O FestCurtas é um evento que tem o compromisso muito grande com a divulgação e com a exibição desse formato, então a ação de levar os filmes para outros lugares é sempre reafirmar o papel do festival. E ainda teremos uma oficina em Nova Lima, de Realização Cinematográfica, focada no curta-metragem, visando à utilização de dispositivos móveis e tecnologias digitais de fácil acesso”, detalha.
As entradas para todas as sessões do Festival Internacional de Curtas são gratuitas, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes de cada exibição no Cine Humberto Mauro, ou com uma hora de antecedência em Nova Lima. A programação completa do FestCurtasBH, que inclui ainda exibições comentadas, oficinas e debates, pode ser consultada no site oficial do evento.