FecharX

Para conhecer a obra de David Lean

Veja três filmes do cineasta inglês que serão exibidos gratuitamente no Cine Humberto Mauro



Créditos da imagem: Reprodução
Main ponte do rio kwai 20140913134154
O clássico A Ponte do Rio Kwai é um dos filmes da mostra
Redação Sou BH
13/09/14 às 13:42
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

De 11 a 18 de setembro, o Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro) apresentará uma mostra especial do cineasta David Lean, mais conhecido pelo épico "Lawrence da Arábia". Além de ser gratuito, a mostra irá dar a oportunidade para muitos de conhecer os principais filmes deste inglês que marcou a sétima arte.

O Sou BH indica os principais filmes do cineasta que estarão na mostra e que você, como bom cinéfilo, não pode perder:

Lawrence da Arábia (1962)
Peter O'Toole dá vida ao personagem que realmente existiu: o inglês T.E. Lawrence (1888-1935). O filme é um grande flashback em que conhecemos a história de um tenente do Exército que estava em missão no Norte da África durante a 1ª Guerra Mundial e acaba liderando as tribos árabes em uma batalha contra os turcos. O filme é considerado um clássico pelos especialistas do gênero, inclusive com uma pontuação de dar inveja no site Rotten Tomatoes. Quem tiver interesse em encarar os 216 minutos de filme, pode ir ao Cine Humberto Mauro na quarta-feira (17), às 19h30.

A filha de Ryan (1970)
A história se passa em 1916, em uma cidade irlandesa à beira-mar. A bela Rosy Ryan (Sarah Miles) se casa com seu ex-professor, o viúvo Charles Shaughnessy (Robert Mitchum). Pouco depois, ela descobre que ele não tem interesse por sexo. Entra em cena, o major Randolph Doryan (Christopher Jones), soldado britânico com trauma de guerra. Ele e Rosy se apaixonam e começam a se encontrar. Até que um deficiente mental descobre e anuncia para toda a população. O filme ganhou um Oscar em 1971 para melhor ator coadjuvante para John Mills, que interpreta Michael o delator. Na terça-feira (16), às 19h, o público belo-horizontino pode conferir esse clássico quase esquecido.

A Ponte do Rio Kwai (1957)
Com esta obra, David Lean ganhou o Oscar de melhor diretor em 1958. E o filme ainda rendeu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator para Alec Guinness, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. A história se passa durante a 2ª Guerra Mundial, quando prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. Na quarta-feira (17), às 16h45, você tem um encontro marcado com a obra de David Lean