FecharX

Teatros de BH vão passar por reformas e receber novas produções artísticas

A previsão é que os projetos selecionados já iniciem os trabalhos em junho



Créditos da imagem: Ricardo Laf
Main teatro francisco nunes foto ricardo laf
Redação Sou BH
27/02/19 às 15:24
Atualizado em 27/02/19 às 22:53

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma proposta de revitalização de alguns teatros municipais. O Programa de Requalificação dos Teatros Municipais é composto pela abertura de editais para a seleção de produções artísticas que irão compor a programação, por um plano de reformas dos teatros Marília, Francisco Nunes e do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, além da instalação de bilheteria eletrônica nos espaços.

Até o mês de março, serão lançados três editais: o CenaPlural, o Chamamento e Autorização de Uso dos Teatros Municipais e o Chamamento para Autorização de Uso da Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. A previsão é que os projetos selecionados já iniciem a partir do mês de junho.

Editais

Os editais CenaPlural e o de ocupação dos teatros contemplarão atividades artísticas e culturais nas categorias teatro, dança, circo, contação de histórias, música e outras linguagens, enquanto o de ocupação da Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi terá foco nas produções de circo de lona itinerante.

Ainda estão previstos para o início do segundo semestre, os lançamentos dos editais inéditos de Criação de Obras de Artes Cênicas e de Ocupação Plena dos Teatros no Mês de Novembro.

Nesta edição, os espetáculos selecionados pelo edital CenaPlural, que possuem entrada gratuita vão integrar, prioritariamente, a programação dos teatros municipais. 

Todos os editais contarão com recursos financeiros para a realização das atividades, sendo que os chamamentos de ocupação dos espaços contam com repasse de bilheteria, e os demais com recursos diretos. Outra novidade é a abertura, ainda no primeiro semestre, do processo de licitação para a instalação da bilheteria eletrônica nos três teatros municipais, que possibilitará agilidade e maior conforto ao público.

Reformas

Também faz parte do programa um conjunto de ações de requalificação dos espaços, para melhorar a experiência de artistas e público. O Teatro Francisco Nunes e o Teatro Marília serão fechados ao público nos meses de março e abril, logo após a temporada da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte, para a realização de obras de revitalização.

Entre os serviços, serão feitas melhorias nas redes elétricas e hidráulicas, reposição de vidros, lâmpadas e ar condicionado, recuperação de pisos, reparação dos telhados e camarins para correção de infiltrações, reinstalação do sistema de para-raios. 

O Teatro Marília passará ainda por uma reforma total em sua fachada, que substituirá as esquadrias e os vidros, além da revitalização do mezanino.

Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado receberá nova pintura e instalação das varas cênicas e de luz, mas permanecerá aberto aos fins de semana com programação artística e cultural.

Da PBH