FecharX

Beer Chef harmoniza cerveja artesanal com gastronomia

Em BH será realizado o primeiro evento do tipo em todo Brasil



Créditos da imagem: Divulgação
Main seu rom%c3%83o 20140901220208
Prato do restaurante Seu Romão
Redação Sou BH
02/09/14 às 14:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

A cerveja é uma paixão nacional. E agora a bebida está ganhando status. De uns poucos anos para cá, a cerveja artesanal conquistou o mercado e se transformou em uma sensação. Tanto que entre os dias 1º e 27 de setembro, Belo Horizonte e Nova Lima recebem o Beer Chef Brasil, evento gastronômico que reúne 13 bares com o intuito de harmonizar a bebida com pratos originais.

De acordo com Cindra Gomes, organizadora do Beer Chef, os bares e restaurantes participantes do evento têm de harmonizar a bebida, que foi imposta a cada chefe, com um prato. “O chef que vai criar o prato tem que harmonizar por semelhança ou contradição os ingredientes da cerveja com os do cardápio que vai servir. Sendo assim, ele tem que observar os aromas, os sabores e os elementos de cada cerveja”, explica.

O trabalho de harmonização dos pratos com as bebidas é muito difícil, pois são muitas minúcias a serem analisadas e observadas para compor o prato. Muitos chefs acabam trabalhando juntos com o sommelier beer para que não seja esquecido nenhum aspecto da bebida na composição de harmonização com o prato.

O chef do restaurante Rima dos Sabores, Juliano Caldeira, afirma que demorou um pouco para criar a receita Carvão Bock. “Foram duas semanas para criar este prato, pois a cerveja que nos foi sugerida, Eisenbahn Weizenbok, tem forte aroma de banana, cravo e gosto de torrado. Dessa forma optei por harmonizar por semelhança”, conta.

A intenção do prato Carvão Bock é mexer com os sentidos dos clientes, explica Juliano. “O prato é um filé mignon de boi, pintado com tinta comestível preta. A carne fica com a aparência de carvão. Ele é apresentado sob uma cuba de vidro em que será jogada fumaça dentro dando o aspecto e aroma de queimado. O molho tem queijo coalho para dar consistência e não alterar muito o sabor.”

Cerveja Artesanal

Aquela história de tomar uma cerveja estupidamente gelada não se aplica à bebida feita artesanalmente. Segundo Cindra Gomes, a cerveja artesanal deve ser degustada. “A cerveja artesanal traz uma proposta nova de sabor, sendo assim, o mito da cerveja estupidamente gelada está caindo, pois ela deve ser degustada, e a temperatura nem sempre deve ser gelada. Há cervejas que devem ser bebidas em temperatura ambiente”, explica.

A cerveja artesanal não deve ser bebida o dia todo, Cindra diz que a ideia é beber menos para beber melhor e saborear a cerveja lentamente. Muitos dos bebedores de cerveja que conhecem e degustam a cerveja artesanal tem dificuldade de voltar a tomar a cerveja comercial. “Quem sai do trabalho dizendo que vai tomar uma cerveja gelada não toma a cerveja artesanal. Degustar esta bebida é um ritual, deve-se prestar atenção nos sabores, aromas. A ideia é beber menos para beber melhor.”

Para quem quer entender sobre a bebida, há cursos de sommelier beer, mestre em estilo, workshops e grupos de discussão. O restaurante Rimas do Sabor oferece cursos para leigos no qual ensinam sobre a cerveja e a harmonização com a comida. “Já produzimos uns 40 cursos desde que a casa foi aberta em 2009. É uma forma de fidelizarmos o cliente, inclusive alguns passaram a fabricar cerveja em casa,” conta.

Confira abaixo alguns restaurantes do Beer Chef. E para mais informações entre no site do evento.

Adriano O Imperador da Cerveja
Agosto Butiquim
CCCP
Haus München
Restaurante Paladino
Restaurante Xapuri
Rima dos Sabores
Seu Romão