FecharX

Belotur seleciona trabalhos para livro sobre a gastronomia em BH

Os interessados em participar tem até o dia 10 de maio para enviar as inscrições



Créditos da imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com
Main capa
Redação Sou BH
14/04/19 às 18:00
Atualizado em 14/04/19 às 18:00

A Belotur está selecionando trabalhos acadêmicos e científicos para um livro digital sobre gastronomia em BH. A obra vai se chamar Dos Sabores aos Saberes: Discussões Acerca da Gastronomia em Belo Horizonte. As inscrições on-line vão até o dia 10 de maio, pelo link.

Podem participar da concorrência, maiores de 18 anos, que tenham vínculo com alguma instituição de ensino superior, ou que já tenham concluído o ensino superior em qualquer área de formação e que sejam cadastrados na Plataforma Lattes do CNPQ. As dúvidas sobre o edital devem ser enviadas até três dias úteis antes do término das inscrições, pelo e-mail licitacoes.belotur@pbh.gov.br.

A elaboração do livro digital é uma das ações da Belotur para a candidatura de BH à Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO. O primeiro capítulo da obra vai tratar das características gerais dos estabelecimentos de gastronomia da cidade.

“A ideia é incentivar e movimentar a produção acadêmica acerca da gastronomia de Belo Horizonte e mineira, mapeando pesquisas sobre o tema e, com isso, impulsionar a sua relação com o turismo”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Critérios

As propostas de trabalho serão julgadas a partir de critérios como originalidade, adequação do tema ao projeto, adequação da metodologia ao tema proposto, factibilidade de execução do cronograma de pesquisa e peso do território de Belo Horizonte na pesquisa.

Para participar, o interessado deve enviar, em formato PDF, um resumo expandido do trabalho proposto contendo informações básicas sobre a pesquisa, documento trazendo um mini-currículo do(a)s autore(a)s do artigo e cronograma da pesquisa indicando as etapas que já estão ou serão concluídas, além de declaração de autoria do trabalho inscrito.

Rede Cidades Criativas da UNESCO

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou, em outubro de 2018, a candidatura de BeloHorizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. Dessa forma, várias ações voltadas à gastronomia estão sendo criadas e incentivadas, e vão compor um dossiê que será apresentado em julho à organização.

O programa tem o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Para integrar a rede, a cidade deve preparar um plano de desenvolvimento no campo criativo em que se candidatou. O processo de seleção é feito por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela UNESCO; e um comitê de representantes das cidades já integrantes da rede, em cada categoria.