FecharX

Aqui Pertin: 10 lugares para curtir o Carnaval em contato com a natureza

Se você não gosta da folia, o Carnaval pode ser uma oportunidade de viajar e curtir a natureza, confira a lista



Créditos da imagem: Yaya Souza
Main cachoeira do pocinho
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
10/02/22 às 07:00
Atualizado em 07/02 às 13:19

Ainda sem programação para o Carnaval? Preparamos uma listinha de opções para curtir o feriado em casal, com amigos ou com a família, aproveitando uma das maiores belezas de Minas Gerais, a natureza. 

Rio Acima


A cidade de Rio Acima fica a 34 km de Belo Horizonte, passando por Nova Lima e Honório Bicalho. Pela sua proximidade com a capital, o destino é uma excelente opção #aquipertin para quem não tem carro, já que é possível pegar um ônibus saindo do BH Shopping e ir até o centro da cidade e a grande atração é, claro, o ecoturismo e suas mais de 90 cachoeiras.

Lagoa Santa

Lagoa Santa é uma cidade bem jovem, com apenas 83 anos de emancipação, e está na região metropolitana de BH. Além dos bares e da lagoa, Lagoa Santa surpreende com a quantidade de atividades para preencher o fim de semana. Duas das mais famosas atrações são o Mercadão Internacional e o Parque do Sumidouro.

Serra do Cipó


A Serra do Cipó, a 98 km de BH, é aquela opção que nunca sai de moda. São inúmeras cachoeiras espalhadas por todos os cantos além do Parque Nacional da Serra do Cipó, com opções de banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, além de trilhas nas quais é possível observar a grande diversidade da flora e da fauna.

Lavras Novas

Além do viés romântico, Lavras Novas é conhecida pela variedade de trilhas e cachoeiras. Umas das nossas favoritas, por serem de fácil acesso, são a Cachoeira do Pocinho e a Trilha do Mirante do Teleférico. Outra opção famosa é o passeio de quadriciclo, que tem duração de mais ou menos 2 horas e passa por três locais: Mirante da Estrada Real, Cachoeira dos Namorados e Represa do Custódio. 

Macacos


Localizada a 25 km de BH e muito conhecida pelas trilhas e pelos bares, o vilarejo de Macacos oferece uma infinidade de trilhas e cachoeiras, para os amantes de aventura, e diversos restaurantes para curtir o dia com um visual maravilhoso das montanhas de Minas.

Acuruí

Acuruí é um dos distritos de Itabirito e está localizado a 81 km de BH. Para os amantes da natureza, o local fica próximo do Parque Nacional Serra do Gandarela e tem uma infinidade de cachoeiras e trilhas.

São Bartolomeu


São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, ganhou evidência  por ser indicada como uma das principais Vilas Turísticas do Mundo, pela ONU, e é claro que a gente foi até lá descobrir todas as belezas naturais. E já adianto que não é apenas fama… o clima bucólico, a história, cachoeiras e o Rio das Velhas ditam o tom da região.

Lapinha da Serra

Com menos de 600 habitantes, Lapinha é um paraíso ecológico escondido entre a Serra do Cipó e a Serra do Espinhaço. A Cachoeira do Lajeado, Poço do Soberbo, Cachoeira do Paraíso e Poço do Boqueirão são apenas algumas das possibilidades de passeios para se refrescar nas águas geladas e cristalinas da Lapinha. 

Catas Altas


O clima bucólico da cidade e a vista da Serra do Caraça te transportam para um clima de paz imediato. Além de uma opção de hospedagem muito boa, a gente separou algumas dicas de restaurantes e pontos turísticos para colocar na sua viagem.

Sem contar, claro, de um roteiro completo no Santuário do Caraça, que, como o próprio Dom Pedro II disse, ‘já paga toda viagem a Minas”.

Cabeça de Boi

Esse é um daquelas achados de MG. Distrito de Itambé do Mato Dentro, o vilarejo conta com apenas 2 restaurantes e barzinhos estilo 'raíz'. Não tem supermercado ou padaria, mas em compensação, tem um complexo de cachoeiras para ocupar o seu dia todo caminhando pelas trilhas, nandando e curtindo a calmaria.

Gostou? Siga o Instagram do @AquiPertin e acompanhe os detalhes destes e de outros destinos.