FecharX

Aqui Pertin: 10 lugares para visitar em Minas Gerais no próximo ano

Confira uma seleção especial de destinos em Minas para colocar nas sua listinha de viagens em 2024



Créditos da imagem: Yaya Souza
Main capela santa quiteria
Capela de Santa Quitéria em Catas Altas
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
29/12/21 às 12:05
Atualizado em 28/12/23 às 09:34

O ano novo está batendo na porta e chegou a hora de planejar o seu 2024. Se em suas metas, você, como nós, colocou ‘viajar mais’, se liga nas dicas de lugares para conhecer ou revisitar #aquipertin de BH.

Macacos 


Se você mora em BH e até hoje não conhece Macacos, você precisa colocar o distrito na sua listinha de 2024. Além de ser #aquipertin e ter excelentes pousadas, Macacos também é super viável para um roteiro bate e volta, já que tem restaurantes incríveis para passar o dia. 

Se liga no nosso post com várias dicas para aproveitar o distrito que tem vista para BH. 

Lagoa Santa


Outra cidade já bastante conhecida pelos mineiros, Lagoa Santa tem muito a oferecer para além da bela lagoa que a nomeia. Situada na região metropolitana de BH, a cidade tem feiras, ótimos restaurantes e o Parque do Sumidouro, onde a Gruta da Lapinha é um dos atrativos mais procurados. Nele você pode fazer trilhas ou se aventurar em escaladas. 

 Brumadinho 

Uma das cidades mais procuradas para um descanso de fim de semana é Brumadinho. E não é pra menos, já que a cidade é charmosíssima, super conectada com a natureza, com excelente gastronomia, sem contar que abriga o nosso museu queridinho: o Inhotim. 

Se você tem a intenção de conhecer o museu em 2024, se liga nas nossas dicas para aproveitar a viagem e conhecer o entorno também. 

Serra do Cipó 


A Serra do Cipó é um dos destinos queridinhos dos belo-horizontinos. Além de uma super estrutura de hotelaria para todos os bolsos, a Serra tem um cardápio de atrativos naturais de fazer inveja, com trilhas, caminhadas, escalada, cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas.

Em nosso roteiro tem dicas preciosas de onde se refrescar e descansar na Serra do Cipó e tudo sobre as cachoeiras da Serra Morena I e II.

Chapada de Ouro Preto 


Localizada a 15 km de Ouro Preto, a Chapada é um vilarejo de apenas 50 habitantes, onde não pega sinal de telefone. Por isso, ela é ideal para quem busca se desconectar um pouco e aproveitar a natureza. Com uma bela paisagem natural e um ar agradável, as cachoeiras são uma boa pedida de passeio. As principais são a Cachoeira do Castelinho, a Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Moinho.

Conheça mais sobre a Chapada

São Bartolomeu 


A premiação com o selo de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, realizada pela OMT - Organização Mundial do Turismo, agência especializada da ONU, colocou São Bartolomeu em evidência e é claro que a gente foi até lá descobrir todas as belezas do distrito de Ouro Preto. 

Em nosso roteiro tem dicas de onde se hospedar, onde comer e, claro, um cardápio imenso de atrativos naturais para conhecer por lá!

Catas Altas


Catas Altas é uma daquelas cidades que você PRECISA conhecer. O clima bucólico da cidade faz você colocar o ‘pé no freio’ da loucura de BH e voltar com as baterias recarregadas. Além de uma opção de hospedagem muito boa, a gente separou algumas dicas de restaurantes e pontos turísticos pra colocar na sua viagem.

Sem contar, claro, de um roteiro completo no Santuário do Caraça, que, como o próprio Dom Pedro II disse, ‘já paga toda viagem a Minas”.

Tiradentes 


A cidade, com aproximadamente 7 mil habitantes e mais de 300 anos de história, é um respiro em meio à loucura do mundo moderno. Com muito charme e elegância, Tiradentes entrega tudo: beleza, história e uma culinária impecável. Claro que exploramos bastante a cidade e trouxemos sugestões imperdíveis para esse roteiro que fica a 190 km de BH. 

Serro 


Localizada a 228 km, via MG-010, o Serro é uma cidade de Minas Gerais que mistura história, cultura e cachoeiras inesquecíveis, uma delas a Cachoeira do Tempo Perdido, na comunidade de Capivari. 

A famosa ‘praia de água doce’ tem uma queda de aproximadamente 25 metros de altura e forma um poço que varia de 1 a 2 metros de profundidade e é considerada ótima para banho e para levar as crianças. 

Para saber todos os detalhes, leia o nosso roteiro sobre a Cachoeira do Tempo Perdido.

Parque Estadual do Biribiri 


Sabe quando você entra em um lugar e parece ser transportado para outra realidade? Assim é Biribiri. O Parque Estadual, que pertence a Diamantina, fica na Serra do Espinhaço, a 300 km de BH. Sim, a gente sabe que o caminho é longo, mas vale cada segundo. 

Além disso, é uma excelente opção de roteiro se você combiná-lo com Diamantina, que fica a 15 km do Parque. Vem entender tudo sobre essa preciosidade escondida nas montanhas de Minas. 

A nossa listinha de viagens para 2024 também está cheia de novos destinos mineiros e vamos continuar desbravando e, claro, contando tudo para vocês por aqui e no @aquipertin no Instagram.