FecharX

Aqui Pertin: 10 lugares para visitar em Minas Gerais no próximo ano

Confira uma seleção especial de destinos em Minas para colocar nas sua listinha de viagens em 2022



Créditos da imagem: Yaya Souza
Main soledade
Pôr do sol da Igreja da Soledade, em Sabará
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
29/12/21 às 12:05
Atualizado em 29/12/21 às 12:05

O ano novo está batendo na porta e chegou a hora de planejar o seu 2022. Se em suas metas, você, como nós, colocou ‘viajar mais’, se liga nas dicas de lugares para conhecer ou revisitar #aquipertin de BH.

Sabará (20 km de BH)


Sabará é uma das mais tradicionais cidades do estado e foi palco de grandes momentos da história nacional na época do Império e da exploração do ouro em Minas Gerais. Por mais que seja super perto de BH, é pouco explorada turisticamente, mas guarda preciosidades da nossa história e uma gastronomia deliciosa. 

Visitamos a cidade e temos dicas de alguns pontos turísticos superlegais em Sabará

Macacos (23 km de BH)


Se você mora em BH e até hoje não conhece Macacos, você precisa colocar o distrito na sua listinha de 2022. Além de ser #aquipertin e ter excelentes pousadas, Macacos também é super viável para um roteiro bate e volta, já que tem restaurantes incríveis para passar o dia. 

Se liga no nosso post com várias dicas para aproveitar o distrito que tem vista para BH. 

Esmeraldas - Parque do Avestruz (52 km de BH)


O Parque do Avestruz não é uma cidade, mas tem tantos atrativos que também vale um roteiro inteiro. Localizado em Esmeraldas, ele é o primeiro (e único) eco-resort all inclusive na região metropolitana de BH. Isso mesmo, comidas e bebidas à vontade durante toda a sua estadia e uma super mordomia bem pertinho de casa. 

Quer saber tudinho sobre esse achado #aquipertin? Vem ler a matéria completa

 Brumadinho (55 km de BH)


Uma das cidades mais procuradas para um descanso de fim de semana é Brumadinho. E não é pra menos, já que a cidade é charmosíssima, super conectada com a natureza, com excelente gastronomia, sem contar que abriga o nosso museu queridinho: o Inhotim. 

Se você tem a intenção de conhecer o museu em 2022, se liga nas nossas dicas para aproveitar a viagem e conhecer o entorno também. 

Serra do Cipó (97 km de BH)


A Serra do Cipó é um dos destinos queridinhos dos belo-horizontinos. Além de uma super estrutura de hotelaria para todos os bolsos, a Serra tem um cardápio de atrativos naturais de fazer inveja, com trilhas, caminhadas, escalada, cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas.

Em nosso roteiro tem dicas preciosas de onde se refrescar e descansar na Serra do Cipó e tudo sobre as cachoeiras da Serra Morena I e II.

São Bartolomeu (97 km de BH)


A recente indicação ao selo de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, realizada pela OMT - Organização Mundial do Turismo, agência especializada da ONU, colocou São Bartolomeu em evidência nos últimos meses e é claro que a gente foi até lá descobrir todas as belezas do distrito de Ouro Preto. 

Em nosso roteiro tem dicas de onde se hospedar, onde comer e, claro, um cardápio imenso de atrativos naturais para conhecer por lá!

Catas Altas (118 km de BH) 


Catas Altas é uma daquelas cidades que você PRECISA conhecer. O clima bucólico da cidade faz você colocar o ‘pé no freio’ da loucura de BH e voltar com as baterias recarregadas. Além de uma opção de hospedagem muito boa, a gente separou algumas dicas de restaurantes e pontos turísticos pra colocar na sua viagem.

Sem contar, claro, de um roteiro completo no Santuário do Caraça, que, como o próprio Dom Pedro II disse, ‘já paga toda viagem a Minas”.

Tiradentes (190 km de BH)


A cidade, com aproximadamente 7 mil habitantes e mais de 300 anos de história, é um respiro em meio à loucura do mundo moderno. Com muito charme e elegância, Tiradentes entrega tudo: beleza, história e uma culinária impecável. Claro que exploramos bastante a cidade e trouxemos sugestões imperdíveis para esse roteiro que fica a 190 km de BH. 

Serro (228 km de BH)


Localizada a 228 km, via MG-010, o Serro é uma cidade de Minas Gerais que mistura história, cultura e cachoeiras inesquecíveis, uma delas a Cachoeira do Tempo Perdido, na comunidade de Capivari. 

A famosa ‘praia de água doce’ tem uma queda de aproximadamente 25 metros de altura e forma um poço que varia de 1 a 2 metros de profundidade e é considerada ótima para banho e para levar as crianças. 

Para saber todos os detalhes, leia o nosso roteiro sobre a Cachoeira do Tempo Perdido.

Parque Estadual do Biribiri (300 km de BH)


Sabe quando você entra em um lugar e parece ser transportado para outra realidade? Assim é Biribiri. O Parque Estadual, que pertence a Diamantina, fica na Serra do Espinhaço, a 300 km de BH. Sim, a gente sabe que o caminho é longo, mas vale cada segundo. 

Além disso, é uma excelente opção de roteiro se você combiná-lo com Diamantina, que fica a 15 km do Parque. Vem entender tudo sobre essa preciosidade escondida nas montanhas de Minas. 

A nossa listinha de viagens para 2022 também está cheia de novos destinos mineiros e vamos continuar desbravando e, claro, contando tudo para vocês por aqui e no @aquipertin no Instagram.