FecharX

Fuja do óbvio: 8 destinos surpreendentes para conhecer em MG - Aqui Pertin

Com importantes centros históricos e uma gastronomia típica deliciosa, Minas Gerais é um prato cheio para fazer turismo



Créditos da imagem: Yaya Souza
Main capa
Igreja da Soledade em Sabará
Yaya & Tiago - Aqui Pertin
23/08/23 às 11:19
Atualizado em 23/08/23 às 11:19

Quem é mineiro sabe bem da riqueza de Minas Gerais. E não estamos falando riquezas materiais, mas sim naturais, culturais e históricas. Seja para se aventurar em trilhas e cachoeiras, ou relaxar aproveitando o aconchego do interior, o estado tem destinos de todos os tipos e para todos os gostos que valem a pena serem explorados.

Diante de tamanha diversidade, separamos uma lista com 8 lugares preciosos e pouco explorados que você precisa conhecer em Minas Gerais. 

Chapada de Ouro Preto


Localizada a 15 km de Ouro Preto, a Chapada é um vilarejo de apenas 50 habitantes, onde não pega sinal de telefone. Por isso, ela é ideal para quem busca se desconectar um pouco e aproveitar a natureza. Com uma bela paisagem natural e um ar agradável, as cachoeiras são uma boa pedida de passeio. As principais são a Cachoeira do Castelinho, a Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Moinho.

Conheça mais sobre a Chapada

Acuruí


Acuruí é um distrito da cidade de Itabirito, que fica a 80 km de Belo Horizonte. Por estar aos pés da Serra da Gandarela, a região possui várias cachoeiras e trilhas, ideais para o ecoturismo. As mais indicadas são as Cachoeiras do Cascalho, Carrancas e Cruzado. Aproveite a estadia para também conhecer o centro histórico, com igrejas que datam do século XVIII.

Vai visitar o distrito? Saiba mais sobre as cachoeiras de Acuruí.

Cabeça de Boi


Cabeça de Boi é como é popularmente conhecido Santana do Rio Preto, um distrito de Itambé do Mato Dentro, localizado a 124 km da capital mineira. Com belas paisagens naturais e uma simplicidade tranquilizante, o local tem a essência típica do interior mineiro. Quem passa por lá não pode deixar de visitar o complexo de Cachoeiras do Intancado e conferir as pinturas rupestres tombadas como patrimônio histórico.

Gostou? Saiba sobre como visitar o vilarejo.

Rio Acima


Situada a 39 km de Belo Horizonte, Rio Acima é uma cidade encantadora com cerca de 10 mil habitantes. Uma curiosidade é que o município é apelidado de "Cidade das Águas" em homenagem às 84 cachoeiras que formam a grande caixa d’água da região metropolitana. As mais famosas para turistar são a Cachoeira Chica Dona, Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana. 

Vai para Rio Acima? Saiba como chegar e onde se hospedar.

Sabará


Apesar de Sabará ser uma das cidades mais tradicionais do estado, muitos mineiros não a conhecem pessoalmente. O município possui construções históricas famosas, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora do Ó, que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Localizada a apenas 20 km da capital, ela é uma ótima opção para passar um fim de semana ou para um bate e volta bem especial. 

Quer mais dicas? Veja como fazer um bate e volta pet friendly em Sabará. 

Lagoa Santa


Outra cidade já bastante conhecida pelos mineiros, Lagoa Santa tem muito a oferecer para além da bela lagoa que a nomeia. Situada na região metropolitana de BH, a cidade tem feiras, ótimos restaurantes e o Parque do Sumidouro, onde a Gruta da Lapinha é um dos atrativos mais procurados. Nele você pode fazer trilhas ou se aventurar em escaladas. 

Confira um roteiro completo para conhecer Lagoa Santa em família.

Biribiri


Se você procura um vilarejo charmoso e com belas paisagens naturais, Biribiri é para você. A região fica dentro do Parque Estadual de Diamantina, situada na Serra do Espinhaço, a 300 km de BH. O parque tem 17 mil hectares de mata nativa e cachoeiras e piscinas naturais ótimas, como a Cachoeira da Sentinela e os poços da Água Limpa e Estudantes. Na Vila você vai encontrar igrejinhas históricas e restaurantes com a melhor comida mineira.

Se interessou? Veja um roteiro de viagem completo em Biribiri.

Santuário do Caraça


O complexo do Caraça fica localizado a 120 km de Belo Horizonte, nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. O Santuário é um centro de turismo por sua história, natureza e centro religioso. Sendo assim, é um local com diversos atrativos, que vão de trilhas e cachoeiras, até museus e igrejas. Uma interessante tradição que você pode vivenciar é a chamada “hora do lobo”, em que se colocam bandejas com carne no adro da igreja para lobos-guará aparecerem.

Quer visitar o local? Saiba como é se hospedar no Santuário do Caraça.

Gostou da dica? Para esses e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.