Com importantes centros históricos e uma gastronomia típica deliciosa, Minas Gerais é um prato cheio para fazer turismo
Quem é mineiro sabe bem da riqueza de Minas Gerais. E não estamos falando riquezas materiais, mas sim naturais, culturais e históricas. Seja para se aventurar em trilhas e cachoeiras, ou relaxar aproveitando o aconchego do interior, o estado tem destinos de todos os tipos e para todos os gostos que valem a pena serem explorados.
Diante de tamanha diversidade, separamos uma lista com 8 lugares preciosos e pouco explorados que você precisa conhecer em Minas Gerais.
Localizada a 15 km de Ouro Preto, a Chapada é um vilarejo de apenas 50 habitantes, onde não pega sinal de telefone. Por isso, ela é ideal para quem busca se desconectar um pouco e aproveitar a natureza. Com uma bela paisagem natural e um ar agradável, as cachoeiras são uma boa pedida de passeio. As principais são a Cachoeira do Castelinho, a Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Moinho.
Acuruí é um distrito da cidade de Itabirito, que fica a 80 km de Belo Horizonte. Por estar aos pés da Serra da Gandarela, a região possui várias cachoeiras e trilhas, ideais para o ecoturismo. As mais indicadas são as Cachoeiras do Cascalho, Carrancas e Cruzado. Aproveite a estadia para também conhecer o centro histórico, com igrejas que datam do século XVIII.
Vai visitar o distrito? Saiba mais sobre as cachoeiras de Acuruí.
Cabeça de Boi é como é popularmente conhecido Santana do Rio Preto, um distrito de Itambé do Mato Dentro, localizado a 124 km da capital mineira. Com belas paisagens naturais e uma simplicidade tranquilizante, o local tem a essência típica do interior mineiro. Quem passa por lá não pode deixar de visitar o complexo de Cachoeiras do Intancado e conferir as pinturas rupestres tombadas como patrimônio histórico.
Gostou? Saiba sobre como visitar o vilarejo.
Situada a 39 km de Belo Horizonte, Rio Acima é uma cidade encantadora com cerca de 10 mil habitantes. Uma curiosidade é que o município é apelidado de “Cidade das Águas” em homenagem às 84 cachoeiras que formam a grande caixa d’água da região metropolitana. As mais famosas para turistar são a Cachoeira Chica Dona, Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana.
Vai para Rio Acima? Saiba como chegar e onde se hospedar.
Apesar de Sabará ser uma das cidades mais tradicionais do estado, muitos mineiros não a conhecem pessoalmente. O município possui construções históricas famosas, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora do Ó, que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Localizada a apenas 20 km da capital, ela é uma ótima opção para passar um fim de semana ou para um bate e volta bem especial.
Quer mais dicas? Veja como fazer um bate e volta pet friendly em Sabará.
Outra cidade já bastante conhecida pelos mineiros, Lagoa Santa tem muito a oferecer para além da bela lagoa que a nomeia. Situada na região metropolitana de BH, a cidade tem feiras, ótimos restaurantes e o Parque do Sumidouro, onde a Gruta da Lapinha é um dos atrativos mais procurados. Nele você pode fazer trilhas ou se aventurar em escaladas.
Confira um roteiro completo para conhecer Lagoa Santa em família.
Se você procura um vilarejo charmoso e com belas paisagens naturais, Biribiri é para você. A região fica dentro do Parque Estadual de Diamantina, situada na Serra do Espinhaço, a 300 km de BH. O parque tem 17 mil hectares de mata nativa e cachoeiras e piscinas naturais ótimas, como a Cachoeira da Sentinela e os poços da Água Limpa e Estudantes. Na Vila você vai encontrar igrejinhas históricas e restaurantes com a melhor comida mineira.
Se interessou? Veja um roteiro de viagem completo em Biribiri.
O complexo do Caraça fica localizado a 120 km de Belo Horizonte, nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. O Santuário é um centro de turismo por sua história, natureza e centro religioso. Sendo assim, é um local com diversos atrativos, que vão de trilhas e cachoeiras, até museus e igrejas. Uma interessante tradição que você pode vivenciar é a chamada “hora do lobo”, em que se colocam bandejas com carne no adro da igreja para lobos-guará aparecerem.
Quer visitar o local? Saiba como é se hospedar no Santuário do Caraça.
Gostou da dica? Para esses e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.