FecharX

13° Salário. O que fazer?

Com a chegada deste valor extra as tentações são muitas. Saiba como economizar



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 170922 um real
Cuidado! Não gaste todo o 13º salário em compras
Redação Sou BH
27/11/14 às 14:15
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Daniel Loureiro, do blog Educando seu bolso

O fim de ano está aí e muita gente já deve estar esperando o 13o salário cair na conta pra botar a mão no dinheiro e sair gastando. Essa renda extra é motivo de ansiedade para muitos brasileiros e de dúvida para outros tantos. A essa altura do campeonato, muita gente deve estar se perguntando: o que é que eu vou fazer com essa grana quando ela cair na minha conta bancária? Pago minhas dívidas? Faço minhas compras de Natal? Guardo pra gastar em janeiro, quando virá muitos gastos? Viajo com a família? Uso pra isso tudo, e ainda tento guardar um pouco?

Claro que não existe uma resposta única para essas perguntas, pois elas dependem da situação financeira e de vida de cada um. Mesmo assim, cabem algumas dicas:

Primeiro, as primeiras coisas: está atolado em dívidas? Então a melhor estratégia para você é apertar o cinto do Papai Noel, economizar na gastança de final de ano e aproveitar para reorganizar seus débitos. Esse esforço pode ser penoso nessa época de festas, em que o espírito natalino, a propaganda massiva pra todo lado, o desejo e a expectativa dos filhos (e, por que não, o nosso também?!) por um presentinho, tudo isso estimula o gasto nesse fim de ano. Em meio a esse turbilhão, se você der conta de segurar a onda, certamente terá boas recompensas nos anos seguintes! Faça um combinado com sua família, compre apenas lembranças pra que o Natal não passe batido, mas tente mesmo “apertar os cintos” em prol de um futuro melhor. Ano Novo, vida nova!

Dê um passo em direção à independência do banco da esquina: converse com seu gerente, renegocie suas dívidas. Se o seu gerente não estiver querendo quebrar o seu galho (lembre-se de que ele não é seu amigo!), tente a portabilidade de crédito, ou seja, bata na porta do concorrente em busca de melhores condições de pagamento. Busque sempre substituir as dívidas mais salgadas (cartão de crédito rotativo e cheque especial) por outras mais em conta e com prazos mais adequados à sua capacidade de pagamento. Organize-se, planeje-se e dedique-se. Acenda diariamente uma vela pra santíssima trindade das finanças pessoais, que você ficará livre desse enrosco logo logo.

Não está pendurado em dívidas?: bom, aproveite para usar essa renda extra com o 13o para o que ela realmente foi imaginada, ajudá-lo a bancar os gastos também extraordinários e sazonais, tais como o IPVA, IPTU, matrícula, material escolar e, claro, compras de Natal.

Sobre essas compras, não se esqueça que o Black Friday está chegando pra te oferecer boas oportunidades. Fazer as compras de Natal com desconto é uma ótima pedida! E tudo indica que, nesse ano, o slogan não deve se repetir o, tudo pela metade do dobro”, dos anos anteriores, mas não custa ficar de olho!

Em resumo, coloque tudo na ponta do lápis e se organize bem para enfrentar toda essa tormenta, seja pra reduzir seu endividamento ou pra fazer compras melhores e mais conscientes e lembre-se das dicas sobre compras de final de ano. Um bom planejamento pode te ajudar a equacionar essa questão da sazonalidade das receitas e despesas e também, claro, a passar as festas de fim de ano com mais tranquilidade e menos dores de cabeça.