FecharX

5 benefícios da cerveja para a saúde

Pode não parecer, mas, consumida com moderação, a bebida pode ser uma ótima aliada da saúde



Créditos da imagem: Divulgação
Main 131330 cerveja
A cerveja pode ser boa para a saúde quando apreciada com moderção
Redação Sou BH
13/01/15 às 12:25

Por Débora Gomes, jornalista do Sou BH

O termo “aprecie com moderação” nunca fez tanto sentido depois do happy hour com os amigos e aqueles copos a mais de cerveja, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que essa bebida, feita basicamente de malte e cevada, é uma ótima aliada à saúde, se consumida em doses moderadas. Quer ver? Listamos alguns benefícios da cerveja para o nosso organismo. Vem ver!

Baixa caloria

Acredite ou não, a cerveja tem menos açúcar que o vinho tinto, o refrigerante e o uísque. A base calórica da cerveja é cerca de 90 kcal, a cada 200 ml; a mesma quantidade de vinho tem 150 kcal.

Saúde dos rins

Um estudo realizado na Filadélfia revelou que homens que consumiam uma garrafa de cerveja por dia reduziram em 40% a chance de desenvolver cálculos renais. Acredita-se que isso aconteça devido ao alto teor de água presente na bebida, que ajuda a manter os rins trabalhando. Outros dizem que o lúpulo, ingrediente da cerveja, ajuda a evitar a formação das pedras nos rins.

Fonte de vitaminas

Isso mesmo! Ela possui algumas vitaminas, merecendo destaque as do complexo B. Algumas delas são responsáveis por sintetizar moléculas de lipídio e queimar carboidratos, o que faz da bebida uma boa protetora do coração.

Falando em coração...

Uma pesquisa realizada na Austrália com mais de 80 mil pessoas durante 30 anos, revelou 80% de diminuição nos riscos de infarto ou acidentes cardiovasculares, para os que consumiram a bebida. Outros estudos confirmaram também que seu consumo moderado ajuda a diminuir o risco de ataques cardíacos em 25% a 40%. Um ou dois copos por dia podem elevar os níveis de HDL (ou colesterol bom), que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.

Os antioxidantes

A cerveja é enriquecida de oxidantes, presentes nos cereais e no lúpulo. O principal composto é o ácido ferúlico, que ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol e protege contra o risco de câncer e diabetes. Pesquisadores descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, ajudando na proteção do organismo contra o diabetes.

“Se você pensa que cachaça é água...”

... cerveja também não é. Seu teor alcoólico varia de 3% a 9% e pode levar à desidratação, caso consumida em exagero. Por isso, mesmo recomendando a bebida, especialistas indicam também que ela seja consumida em pequenas doses, diariamente, ao invés de descontar tudo no fim de semana. Quando dizemos “pequenas doses”, vale lembrar que as benéficas correspondem a um copo de 360 ml ao dia para mulheres e até dois para os homens. #FicaaDica