FecharX

Atividade física, uma aliada contra o estresse

A prática de exercícios proporciona benefícios para o corpo, mas a mente também ganha



Créditos da imagem: Goran Bogicevic/Shutterstock.com
Main 171218 sa%c3%bade goran bogicevic shutterstock
Redação Sou BH
09/10/18 às 17:39
Atualizado em 11/02/19 às 18:24

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Se você tem reclamado de falta de tempo para fazer uma atividade física, reflita melhor se, de fato, não consegue um horário na agenda para caminhada, yoga, musculação, lutas marciais, natação ou andar de bicicleta. Seja qual for sua preferência, ela pode impulsionar endorfinas, te distrair das preocupações diárias e aliviar o estresse.

Além de melhorar a saúde de modo geral, o exercício gera sensação de bem-estar e aumenta a dose diária de energia e disposição. 

Veja como as atividades físicas atuam no seu organismo:

Produção de endorfinas

Ajuda a aumentar a produção dos neurotransmissores do bem-estar do cérebro, as famosas endorfinas. Para isso, não é necessário correr 20 quilômetros ou jogar uma partida inteira de futebol. Realizar uma trilha na natureza, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta por um parque já contribuem para a sensação de satisfação.

Concentração

Depois de uma caminhada com os amigos ou algumas braçadas na piscina, perceba como as irritações do dia ficam esquecidas. Um dos motivos é que você esteve concentrado apenas nos movimentos do corpo. Você vai se dar conta também de que estar focado no presente, em uma única atividade, gera mais otimismo e energia, ajudando-o a se manter atento a tudo o que fizer.

Melhora a autoconfiança

A prática regular também colabora para o aumento da autoconfiança, pois ajuda a relaxar e diminui os sintomas associados à depressão e à ansiedade. Quem sofre de insônia também poderá observar melhora na qualidade do sono, muitas vezes interrompido por fatores relacionados ao estresse.

Guia rápido para a prática saudável de atividade física:

Consulte o médico

O profissional vai orientá-lo sobre o tempo ideal e o tipo de atividade mais indicada para você.

Comece devagar

Construa seu nível de condicionamento físico gradualmente para evitar danos ao corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos com a de maior intensidade por semana (cerca de dez minutos por dia). Além disso, poderá incluir exercícios de treinamento de força pelo menos duas vezes por semana.

Faça o que você ama, com determinação

Escolha uma atividade de que goste e, ao criar o seu plano, considere realizar algum exercício todos os dias. Dessa maneira, você mantém a sua saúde como algo prioritário.

Monte seu plano

Encontre um local adequado para praticar os exercícios, como parques e praças. Inicie com uma atividade leve e próximo de casa, pois ajudará na manutenção do hábito. Por fim, faça atividades em grupo, inclusive com pessoas do seu círculo de amizade. Isso será um estímulo a mais para você.

Texto: Jailde Barreto / Design: Alex Mendes e Gustavo Deip
Fonte: Ministério da Saúde e Mayo Clinic
Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante