FecharX

Cinco projetos de MG foram premiados no iF Design

Todos os trabalhos premiados serão expostos em Hamburgo, na Alemanha



Créditos da imagem: Divulgação
Main 142813 cadeira tecno doimo brasil
Cadeira Tecno Doimo Brasil
Redação Sou BH
24/02/15 às 15:31

A riqueza natural e a diversidade cultural exibidas com orgulho como marcas da brasilidade são características fundamentais do design brasileiro. A originalidade dos produtos e projetos feitos aqui levaram o Brasil a ocupar o oitavo lugar no ranking de países mais premiados no iF Design Award - prêmio mais antigo do design mundial. 

Dos 141 brasileiros inscritos, 43 foram agraciados em diferentes categorias. Deles, cinco trabalhos são de Minas Gerais: o projeto arquitetônico Pocket House (disciplina Arquitetura de Interiores), do escritório Cristina Menezes Arquitetura e Decoração, de Belo Horizonte; a cadeira Tecno (disciplina Produto), da Doimo Brasil, de Ribeirão das Neves; a publicação Palindromo 3 (disciplina Comunicação), da Rona Editora, de Belo Horizonte; a publicação What Vandas Don"t Tell (disciplina Comunicação), da Greco Design, de Belo Horizonte; e o 12º Minas Trend (disciplina Comunicação), da New 360, de Belo Horizonte. 

De acordo com coordenadora de projetos do Centro Brasil Design (CBD), escritório representativo do iF no Brasil, Juliana Buso, a edição 2015 foi marcada pela instituição de uma nova categoria no prêmio que acontece desde 1953: a arquitetura. "O Brasil se saiu muito bem. Tivemos um número recorde de inscritos (141) e praticamente dobramos o número de vencedores em relação ao ano passado. Isso revela que temos um trabalho muito bom e original porém, ainda temos muito para crescer. 

Governos e iniciativa privada devem investir mais e aproveitar como diferencial competitivo o talento que existe no país", explica Juliana Buso. Como um dos principais selos de excelência em design do mundo, o iF é considerado o prêmio máximo do setor. Os projetos premiados serão expostos em Hamburgo, na Alemanha, e aparecem em um aplicativo disponível para download de forma gratuita. Os premiados contam também com o reconhecido selo em seus produtos e os trabalhos inseridos na exposição on-linedo iF, que recebe cerca de 200 mil acessos técnicos por mês.

Mineiridade - Um dos projetos mineiros premiados foi o da cadeira Tecno, na disciplina Produto, da Doimo Brasil. A empresa, instalada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é um braço do grupo italiano Doimo. A cadeira projetada pelo designer e diretor de arte da empresa, Marcelo Ligiere, faz parte da coleção Doimoeditions, e é descrita como um produto de alto design para uso residencial. No Brasil, é distribuída por meio de multimarcas por todo o território e ainda é exportada para 19 países. "Uma cadeira de desenho simples e bem proporcionado. O uso do metal, da madeira e do tecido conferiram ao produto uma resistência maior com perfil esbelto", explica Ligiere. 

Sustentabilidade - Já o escritório Cristina Menezes Arquitetura e Decoração, localizado em Lourdes, na região Centro-Sul da Capital, foi premiado pela primeira vez, e está na categoria arquitetura de interiores, com o projeto Pocket House. Vencedor de outros quatro prêmios internacionais, o Pocket House adapta contêineres marítimos velhos para a instalação de casas. "Um projeto realizado dentro dos conceitos de sustentabilidade e mobilidade. Dentro de um contêiner você pode construir uma casa da maneira que quiser, podendo variar a posição dos móveis, os revestimentos utilizados com a vantagem de poder levar a casa pra onde desejar. Optamos no projeto apresentado por deixar uma estética mais rústica, que mostra o contêiner, mas essa é uma escolha do cliente", destaca a fundadora e arquiteta responsável pelo escritório, Cristina Menezes. 

Depois da divulgação dos vencedores do prêmio, a arquiteta já sentiu aumento no número de consultas. A expectativa é de que a repercussão também abra portas para o mercado internacional.

O anúncio dos vencedores do iF Design Award 2015 foi feito na primeira semana de fevereiro. Já a cerimônia oficial de premiação vai acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, na cidade de Munique, Alemanha, no Museu da BMW. As inscrições para a edição 2016 serão abertas em março nos sites www.ifdesign.de e www.cbd.org.br.

Fonte: Diário do Comércio