FecharX

Conheça algumas dicas de limpeza de primavera

Veja como dar boas-vindas à estação das flores com energias renovadas



Créditos da imagem: Divulgação
Main 195029 casa de primavera
Limpeza de primavera promete novos ares para o lar
Redação Sou BH
24/09/15 às 19:50
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

“Quero ver o sol atrás do muro/Quero um refúgio que seja seguro”, estes versos de Thomas Roth foram imortalizados por Elis Regina na década de 1970 e apresentam o que a maior parte das pessoas deseja para sua casa: harmonia e segurança. A chegada da primavera traz essa vontade de renovar o lar, as gavetas, os ares. Abrir os armários e esperar a novidade que te espera.

Como a primavera é a estação que vem depois do inverno e antes do verão, a sua função é limpar o ar frio e denso que a estação gelada deixou para a chegada de temperaturas mais elevadas. Sensíveis às mudanças de temperatura, os ingleses, por exemplo, fazem, ao final do inverno, o chamado spring cleaning, que consiste em uma renovação da casa e dos armários.

Segundo uma das apresentadoras do programa Saia Justa do canal a cabo GNT, Bárbara Gância, a limpeza começa nos armários. Os ingleses saem e compram roupas novas fazendo uma varredura dos agasalhos de inverno. Em seguida, eles arrumam a casa. Segundo a apresentadora, pelo menos um cômodo é renovado. Depois o jardim, renovando as flores, deixando-os coloridos e cheios de vida.

Muitas pessoas, quando vão fazer a limpeza de casa procuram harmonizar o ambiente por meio de intervenções holísticas. Seja colocando pedras de cristal, acendendo incensos ou velas aromatizantes, e colocando saquinhos de sal grosso nos cantos. Outras fazem invocações de anjos e arcanjos para a proteção do lar, e há aqueles que procuram o Feng Shui, técnica de harmonização chinesa para ambientes, que promete trazer alegria, prosperidade e paz para o lar.

Essa técnica tem uma harmonização específica para cada cômodo. Quarto da criança, quarto do casal, sala, cozinha, no qual cada um desses lugares deve ter um objeto e uma disposição dos móveis específica.

Outro elemento bastante usado no Feng Shui são os espelhos. Este objeto possui uma função bem específica na harmonização do lar, sendo que cada tipo de espelho tem seu papel. Eles protegem, expandem, invertem imagens opressivas e indesejadas, duplicam imagens positivas, ampliam e até curam os cantos (guás) inexistentes.

Outra forma de harmonizar o lar é o usando cores. Cada cor tem seu significado e sua energia. Confira abaixo as cores e seus significados:

Amarelo: estimula o intelecto. É a cor da luz;

Azul: tem o efeito calmante, leva as pessoas à meditação e interiorização;

Verde: é indicado para saúde e bem estar das pessoas;

Laranja: dá coragem, estimula a criatividade e a comunicação;

Vermelho: estimula as áreas do relacionamento afetivo. Deve ser usado em doses homeopáticas;

Lilás/Violeta: paz de espírito, tranquilidade e sossego. Efeito purificador, transforma energias negativas em positivas;

Roxo: estimula o erotismo e poder;

Rosa: estimula o amor, romance e ternura;

Salmão: traz harmonia;

Lavanda: dá sensação de calma, espiritualidade, contemplação e silêncio;

Branca: remete ao infinito, hostilidade, frieza. Deve ser usada misturada as outras cores;

Preto: refere tristeza, angústia e depressão. Deve ser utilizada misturada as outras cores.