FecharX

Estação Ciência na Cidade do Circo - Arte circense aliada à saúde

Minas ganhará o primeiro Museu da Saúde que abordará seus temas por meio de ações interativas da arte circense



Créditos da imagem: Divulgação
Main 184233 museu da saude
Estação abandonada da Gameleira será restaurada para abrigar o novo espaço cultural
Redação Sou BH
09/03/15 às 19:10

Uma parceria entre a Fundação Ezequiel Dias (Funed) com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançará o primeiro espaço cultural do Estado dedicado à saúde pública e a arte circense, a "Estação Ciência na Cidade do Circo". O Museu será instalado na Estação Ferroviária abandonada da Gameleira, que passará por uma série de obras para restauração dos vagões.

Serão abordados temas como vigilância sanitária, doenças infectocontagiosas, tipos de vírus, transmissões, evolução das patologias, produção farmacêutica e animais peçonhentos como serpentes, aranhas, abelhas e escorpiões. Os visitante poderão compreender a ciência atual como resultado de um processo histórico de pesquisas, que permitiu o desenvolvimento de produtos e serviços presentes no cotidiano da população.

“Pretendemos aproximar as artes circenses, em suas diversas manifestações, e os princípios científicos explorados em pesquisas e no desenvolvimento tecnológico, entre eles, a biologia, a microbiologia, a física e a química”, explica a Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Esther Margarida Bastos.

Além da exposição lúdica por meio da arte circense, o Museu também será interativo. O primeiro vagão vai explorar os sentidos e os materiais que estabeleçam contato para a percepção de forma, tamanho, peso, solidez, textura, flexibilidade, temperatura, odor e sons. No segundo, a interação será feita por meio das atividades do circo. Já no terceiro, será reconstruído o laboratório de bacteriologia utilizado por Ezequiel Dias há mais de 100 anos.