FecharX

Flexibilidade e boa postura são benefícios do pilates

Técnica de exercício, que nasceu na Alemanha, agrada muito aos brasileiros



Créditos da imagem: Wikipedia
Main pilates01 20140910131154
Exercício de origem alemã é querido pelos brasileiros
Redação Sou BH
23/01/15 às 18:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

O pilates, exercício alemão baseado em técnicas orientais, tem conquistado muitos adeptos em Belo Horizonte. Inicialmente, dizia-se que a atividade contribuía para se ter uma boa postura e é verdade. Além disso, o exercício apresenta rápido resultado sendo perceptível em poucas semanas as mudanças no corpo.

Segundo a educadora física, formada pela UFMG e certificada no método Pilates pela Polestar Education de Nova Iorque e proprietária do Núcleo Mineiro de Pilates, Vivan Santos, a origem do método parte da história do alemão Joseph H. Pilates. “Quando criança, Joseph sofria de raquitismo, asma e febre reumática e, provavelmente essas limitações o incentivaram a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas”, conta.

No Brasil, o pilates chegou pelas mãos de Alice Becker Denovaro, responsável pelo primeiro estúdio da técnica no país, localizado na Bahia, na década de 1990. Em terras mineiras, a série de cerca de quinhentos exercícios chegou pouco tempo depois, no início dos anos 2000.

Baseado na filosofia oriental, o pilates tem movimentos da yoga e das artes marciais como inspiração, além do movimentos dos animais e exercícios de condicionamento físico. Segundo Vivian, o sistema de condicionamento físico do pilates é chamado de contrologia. “A 'Contrologia' é a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito, por meio de movimentos naturais, sob um rígido controle da vontade: O corpo faz o que você quer que ele faça”, explica a educadora física.

Além da contrologia, o alinhamento da estrutura corporal, alinhada à respiração, articulação e alongamento da coluna, descarga correta de peso nas extremidades, integração e fluidez dos movimentos fazem do pilates um método eficaz para trazer bem-estar e melhoria da postura.

Há estudos que demonstram que o pilates é bastante eficaz na melhora de doenças degenerativas como a esclerose múltipla e a osteoartrite. “Para quem deseja tonificar, fortalecer, alongar o corpo, melhorar a postura ou “corrigir” padrões de movimento. O pilates também é indicado para diminuir desequilíbrios musculares, reabilitar lesões, aumentar a capacidade funcional da musculatura em pessoas saudáveis ou que vieram de um pós-cirúrgico”, afirma. Bailarinos e esportistas também procuram o exercício para aumentar a força. Além disso, o pilates oferece uma melhora na postura pelo fato de fortalecer a musculatura que sustenta o corpo. “Trabalha-se no pilates a estabilização muscular, alinhamos as estruturas ósseas e corrigimos desequilíbrios musculares”, explica Vivian.

O fato de o pilates apresentar, com relativa rapidez, os seus benefícios é uma das causas de sua fama. Segundo Vivian, essa característica do exercício transmite sua credibilidade. “Muitas pessoas têm acesso aos benefícios do pilates. O método demorou a chegar à mídia, então a grande maioria da população não o conhecia. As pessoas que fazem gostam, percebem os resultados com rapidez e convidam os amigos a experimentarem”.

O pilates apresenta-se como uma alternativa para atividades física como musculação, localizada e aulas coletivas. O ambiente do pilates é calmo e a atenção é individualizada já que as turmas são formadas por três ou quatro alunos.

Indicação e restrição

Segundo Vivian Santos, o pilates pode ser feito por crianças. “O importante é que a aula seja dinâmica, variada e divertida. Meu filho de 3 anos adora!”, conta. O professor deve estar ciente da condição da criança para não sobrecarregar músculos e articulações que ainda estão em formação.

Quanto as restrições, a educadora física afirma que não há porque o método pode ser adaptado para todas as necessidades e desejos. “Conseguimos adaptar o método a todas as pessoas. Caso haja alguma patologia pré-existente é importante uma liberação do médico. Pessoas saudáveis estão aptas a praticar o método. Importante sempre é procurar profissionais qualificados e com certificação no método Pilates, garantindo qualidade nas aulas e alcance aos objetivos”, ressalta.

Vivian dá dicas para quem quer fazer pilates:

1.Procure um bom estúdio: a qualificação e capacitação dos profissionais é o que garante um bom resultado;

2.Se você tem alguma doença pré-existente procure seu médico antes, faça os exames necessários e os leve ao profissional que irá te atender;

3.Faça uma aula experimental para conhecer o espaço, os professores e para ver se você irá se adaptar ao método;

4.A aula de Pilates pode ser muito fácil ou muito difícil, muito leve ou muito pesada, depende do condicionamento do aluno e do professor que a esta ministrando. Dê um retorno ao seu professor para que ele consiga ajustar a aula ao seu nível de condicionamento.