FecharX

10 Mitos e Verdades sobre Protetor Solar

Experts no assunto afirmam que é preciso usar protetor solar, faça sol ou faça chuva.



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 180723 shutterstock 71680024
Faça sol ou faça chuva, use protetor solar
Redação Sou BH
11/02/16 às 18:51

Por Viva Linda 

Quem nunca se perguntou o que é verdade e o que é mentira sobre o uso do tão falado protetor solar? Para esclarecer alguns questionamentos, consultamos duas dermatologistas que sabem tu-di-nho sobre o assunto. Confira o que é verdade e o que é mito sobre esse produto que tem vários benefícios para a sua pele.

É verdade que precisa passar protetor solar mesmo quando chove?
Sim! Independentemente do tempo, é sempre importante aplicar o protetor solar. Segundo a dermatologista Mônica Azulay, um tempo nublado ou chuvoso tem cerca de 70% de incidência de raios ultravioletas. “Se está claro, é porque tem sol e tem raios ultravioletas”, explica. Enquanto o raio ultravioleta do tipo B está mais relacionado câncer de pele, o do tipo A é um dos causadores do envelhecimento da pele.

Preciso passar o protetor solar apenas em ambientes abertos?
Depende! As lâmpadas fluorescentes, com a tonalidade bem clara, têm uma concentração pequena de raios Ultravioleta B — se a luz está a uma distância maior do que 20 centímetros, por exemplo, elas não impactam a pele da pessoa. Entretanto, fique atento se você senta perto de algum lugar que tem janela, pois os raios do tipo Ultravioleta A conseguem atravessar os vidros. Em casos como esse, você necessita da aplicação de filtro solar, sim!

Quanto maior o fator de proteção, mais protegida a pele está?
Sim, pelo menos do raio Ultravioleta B. “Se você está com um FPS 30, por exemplo, você está 30 vezes mais protegida do que se você estivesse sem nada”, explica a dermatologista Thaís Jerez.

O protetor solar sai quando entra em contato com a água?
Sim! Embora você encontre no mercado filtros solares mais aderentes, que são mais resistentes à água, eles também saem se entram em contato com a água. A dermatologista Thaís Jerez relembra: ao sair da piscina ou do mar, reaplique o produto.

É verdade que todos os tons de pele precisam de protetor solar?
Sim! O fator de proteção natural da pele de todos é a melanina. Uma pessoa de pele negra, por exemplo, tem um fator de proteção natural maior do que uma pessoa branca — isso se justifica porquê ela possui mais melanina. A pele negra, portanto, é naturalmente mais protegida do que a pele branca, porém ela também necessita de filtro solar.

O ideal é esperar 30 minutos para o protetor agir?
Sim! Os dermatologistas recomendam que o produto seja aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição solar, para que ele seja absorvido pela epiderme — a camada mais superficial da pele. “O FPS que vem escrito na embalagem cai pela metade em duas horas. Por exemplo, se você está com um fator 30 e não reaplicar o produto, em duas horas você está com um FPS equivalente ao 15″, explica a dermatologista Thaís Jerez.

É verdade que o protetor solar previne o envelhecimento?
Sim! Os raios ultravioletas A e B são muito danosos para a pele. Eles quebram o colágeno, a elastina, e fazem com que você desidrate, causando o envelhecimento da cútis. O filtro solar consegue amenizar a penetração dos raios, logo, já é um tratamento anti-aging.

E inibe o bronzeado?
Não! É preciso entender que o filtro solar não faz uma barreira contra os raios, mas sim — como o próprio nome diz — filtra. Ao invés de ficar com aquele vermelhão ou queimado, que são causados pela exposição excessiva ao sol, o seu bronzeado vai ser mais duradouro com o uso do filtro solar.

É verdade que o protetor solar prejudica a fixação da maquiagem?
Depende! Alguns produtos já vêm com um FPS para a pele, o que facilita o processo e evita ter que aplicar novamente o produto na pele. Entretanto, se você usa alguma base ou corretivo sem proteção, lembre-se que o filtro solar deve ser o último produto a ser aplicado no rosto — ele é quem vai “selar” a make na sua face.

Protetor solar mancha a pele?
Não! Um protetor solar de boa qualidade não mancha a pele.