FecharX

Os itens básicos de todo homem estiloso

Veja as dicas para ter um guarda-roupa elegante



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main basico 20141008191936
Todo guarda-roupa de estilo começa por uma boa base
Redação Sou BH
08/10/14 às 20:19
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Luiza Rocha, consultora em moda masculina e blogueira no Trends On The Rocks

Em meio ao burburinho das semanas de moda internacionais e nacionais, é bom lembrar que todo guarda-roupa de estilo começa por uma boa base. Muitos homens não sabem por onde começar quando decidem que é hora de melhorar sua imagem. Garantir que você possui as peças básicas é o primeiro passo e um fundamental para garantir maior versatilidade ao guarda-roupa.

Não se assuste quando depois de conferir a lista de itens você perceber que já possui grande parte deles. Começaremos falando dos ternos. Um homem adulto deve ter pelo menos um terno, mas se você comprar um único terno então qual cor comprar? O azul marinho e o cinza médio são cores que permitem mais versatilidade e combinações de cores. Você poderá combiná-los com uma gama maior de cores de camisas e gravatas e usá-los em diferentes ocasiões e horários. Deixe os pretos para uma segunda ou terceira compra.

Camisas lisas em cores claras como as brancas, azuis e cinzas. Comece daí e aos poucos pode ampliar a cartela de cores. Camisas de algodão amassam mais, mas não esquentam e você deve considerar que o Brasil é um país tropical. Pague um pouco mais para ter uma camisa que lhe trará mais conforto.



Uma calça chino – de preferência marrom – irá lhe garantir produções mais casuais para o trabalho na grande maioria dos ambientes profissionais, além de ser ótima companheira de viagem e para os fins de semana. Podem ser usadas com camisas sociais, camisetas, blusas polos e praticamente todo tipo de sapato. Ótima opção para viagens de curta duração. 

Um jeans escuro de corte reto e sem lavagens. Este tipo de jeans valoriza qualquer tipo de corpo e você pode usar no trabalho na sexta-feira casual. Uma bermuda lisa, de tecido, que pode ser no modelo cargo ou um modelo chino.


Blusas polo e camisetas lisas. Uma jaqueta de couro, jeans ou de camurça. As jaquetas são fáceis de usar, carregar e ótimas para pequenas quedas de temperatura.

Por fim, busque sapatos para diferentes ocasiões. O ideal é um sapato mais social - para casamentos e outros eventos mais formais - e um sapato menos formal - com solado de borracha flexível e confortável - para o uso durante a semana de trabalho. Estas duas opções poderão ser usadas com o terno em diferentes ocasiões.



Os outros seriam os casuais como os tênis, docksides e mocassins. Sapatos que você usará com a outra parte do guarda-roupa: o jeans, a calça chino e a bermuda. Vale lembrar que um sapato social com solado de borracha pode ser combinado com a calça jeans ou a chino e uma camisa social.

São 10 itens básicos que considerando as variáveis poderão somar de 15 a 20 peças no guarda-roupa. Esse pequeno número de peças é mais do que suficiente para garantir que você esteja bem vestido em qualquer ocasião. 



Só depois de dominar os básicos e a base é que partimos para as tendências e as peças que nos diferenciam.