FecharX

Projeto verão: ginástica ao ar livre

Pensando nas pessoas que não gostam de academia, o Movimente dá aulas de ginástica na Praça da Liberdade



Créditos da imagem: Divulgação Facebook
Main 190902 movimente
Grupo faz aula na Praça da Liberdade
Redação Sou BH
04/12/14 às 12:54
Atualizado em 01/02/19 às 20:03

Por Camila de Ávila, jornalista do Sou BH

Verão chegando e o projeto corpo sarado está a todo vapor. Porém, sair de casa para fazer exercícios físicos pode ser um martírio para muitas pessoas. Tem gente que realmente não gosta do ambiente de academia. Pensando nesse público, o educador físico Mateus Vieira criou o projeto Movimente, que oferece aulas de ginástica em praças da capital.

Segundo Mateus, o projeto surgiu a partir da demanda de colegas de trabalho que precisavam se exercitar e não gostavam do treino em academias. “Procuravam um local mais arejado interativo, sem as famosas músicas altas e que, após um dia inteiro de trabalho em local fechado, pudessem se exercitar e desestressar ao mesmo tempo”, conta. Em novembro de 2013, o projeto começou na Praça Floriano Peixoto, com quatro alunos e, depois, mudou para a Praça da Liberdade, por ser mais central e de acesso mais fácil.

Mateus ressalta que a “Praça da Liberdade é um ambiente agradável e que convida as pessoas a se exercitarem”. De acordo com o profissional, o local está sempre cheio de pessoas em busca de exercício ao ar livre. “A procura por nosso treino tem aumentado”, comenta.  Além da praça, as aulas acontecem também em condomínios residenciais com áreas abertas, empresas privadas e públicas e hospitais psiquiátricos, sendo o treino feito em grupo ou individual. “Os educadores físicos do projeto montam um circuito que tem como base a Ginástica Funcional. São 50 minutos de exercícios aeróbicos e anaeróbicos com base nas funcionalidades do dia a dia de cada pessoa”, explica Mateus.  

Exercícios que trabalham a coordenação motora, mudança de direção, saltos, subir e descer escadas e exercícios cognitivos que trabalham concentração, são passados aos alunos com o objetivo de “melhorar a coordenação motora, propiciar o emagrecimento, a flexibilidade, o fortalecimento abdominal e lombar, a definição muscular, a força, a resistência entre outros, conforme objetivos individuais”, analisa Mateus.

A aula domiciliar é muito parecida com a em grupo, segundo Mateus. “O diferencial é que o professor vai até a casa ou prédio do aluno e leva todo o material. Assim o aluno evita o deslocamento e tem um treino diferenciado e seletivo”, explica. O atendimento personalizado faz com que o investimento seja diferente e a procura por este trabalho, de acordo com o educador físico, é maior para pessoas de classe média e classe média alta, que normalmente apresentam dificuldades para encontrar horários para se exercitar.

Com tantos programas de exercícios em praças, mais voltados para o relaxamento da mente, Mateus afirma que seu público é diferente dos alunos que procuram ioga, por exemplo. “A procura é maior de alunos que querem uma atividade física com alto gasto metabólico, mas não gostam do ambiente da academia”, contata.

O Movimente é realizado na Praça da Liberdade de segunda a quinta-feira em dois horários, 19h20 e 20h20, e aos sábados, com um aulão interativo às 9h. O investimento nessas aulas é de, em média, R$150 e o aluno não precisa levar nada: apenas comparecer com uma roupa ideal para ginástica. Para 2015, serão abertas novas turmas em novos horários. O projeto principal será o treino realizado pela manhã, das 7h20 às 8h20, voltado para a terceira idade, com um trabalho diferenciado e adequado ao perfil dos alunos.