Turismo

10 cachoeiras próximas a BH que você precisa conhecer – Aqui Pertin

Confira uma lista com as melhores cachoeiras para turistar nos entornos da capital mineira


Créditos da imagem: Yaya Souza
Localizada em Rio Acima, a Cachoeira do Viana é uma boa opção na região.

Mayara Souza

|
05/05/23 às 10:07
compartilhe

BH não tem mar, mas tem cachoeira! Para muito além da metrópole, a região da capital mineira é cercada por belezas naturais que valem a pena conhecer. Com centenas de cachoeiras e nascentes, há uma variedade de quedas d ‘água de todos os tamanhos e trilhas para todos os gostos, seja para um passeio em família ou uma aventura entre amigos. 

Por isso, separamos as 10 cachoeiras próximas a Belo Horizonte para você turistar e se refrescar em contato com a natureza. Confira!

Cachoeira do Pocinho – Lavras Novas

A Cachoeira do Pocinho está localizada em Lavras Novas, um distrito de Ouro Preto que fica a 110 km de Belo Horizonte. A chegada ocorre pela BR 356, próxima a entrada da cidade colonial. A trilha até a cachoeira é tranquila e tem cerca de 1,5 km ao descer pelas montanhas. Tendo uma queda pequena, ela é ideal para nadar e curtir o visual das águas cristalinas.

Quer saber mais sobre Lavras Novas? Confira um roteiro completo pelo distrito.

Cachoeira do Viana e do Índio – Rio Acima

Rio Acima é conhecida como “Cidade das Águas” por um motivo. O município localizado a apenas 39 km de BH possui mais de 80 cachoeiras que formam a grande “caixa d’água” da região metropolitana. Entre as mais visitadas estão a Cachoeira do Viana e a do Índio, bem próximas uma da outra.

A do Viana possui uma trilha mais curta e uma queda pequena, com direito a vista de um mirante no topo da Serra. Já a do Índio tem uma trilha bastante puxada de cerca de 1 km e uma impressionante queda de 200 metros de altura. Ambas as cachoeiras valem muito a pena.

Se interessou? Leia mais sobre as famosas cachoeiras de Rio Acima.

Cachoeira do Moinho – Chapada de Ouro Preto

Localizada a 15 km de Ouro Preto, a Chapada é um pequeno distrito com somente 50 habitantes. Nela você encontra belas paisagens como a Cachoeira do Moinho, uma cachoeira pequena e rasa bem agradável. Contudo, ela fica dentro do Bar e Restaurante Chapada, sendo necessário uma consumação mínima de R$10,00. O lado bom é que o local tem uma estrutura completa e sem trilha para chegar.

Conheça o vilarejo Chapada: o vilarejo de 50 habitantes e natureza exuberante.

Cachoeira Grande – Serra do Cipó

Não é novidade que a Serra do Cipó é um dos destinos favoritos dos belo-horizontinos. Localizada a 97 km de BH, o local tem ótimas cachoeiras e piscinas naturais. Para quem busca uma trilha mais tranquila, a Cachoeira Grande é ideal. Ela se diferencia por ter apenas 10 metros de altura, mas 60 metros de extensão para curtir bastante. Vale ressaltar que a entrada é paga por pessoa e a portaria tem horários de funcionamento.

Quer mais informações? Veja um roteiro para se refrescar na Serra do Cipó.

Cachoeiras do Cruzado, Carrancas e Cascalho (Complexo Catana da Serra) – Acuruí

Acuruí é um ótimo destino para os amantes de cachoeiras. Parte da cidade de Itabirito, o distrito fica a 80 km de Belo Horizonte, via BR 356. Estando aos pés da Serra da Gandarela, a região possui várias cachoeiras maravilhosas. As mais conhecidas são a do Cascalho, Carrancas e Cruzado, que estão localizadas no complexo do Restaurante Catana da Serra. Por isso, a entrada é paga por pessoa.

A Cachoeira do Cascalho fica perto da portaria, com 3 quedas d’água de cerca de 10m de altura. Já com 1 km de caminhada está a Cachoeira Carrancas. A queda é menor, assim como o poço, mas é envolta por uma natureza aconchegante. Por fim, a mais distante é a Cachoeira do Cruzado, com uma trilha de aproximadamente 2 km e uma queda de mais de 20 metros.

Gostou da ideia de passeio? Confira mais dicas sobre o distrito de Acuruí

Chica Dona – Rio Acima

Mais uma excelente opção no município de Rio Acima é a Chica Dona. A cachoeira está entre as mais procuradas da cidade por sua beleza, estrutura e fácil acessibilidade, já que é possível chegar perto do local de carro. Formada por dois poços, a cachoeira conta com uma queda de 50 metros e outra de 70 metros. A queda menor é rasa e sem correnteza, já a maior é indicada para fazer rapel.

Vai visitar a região? Saiba mais sobre como chegar e se hospedar em Rio Acima.

Serra Morena – Serra do Cipó

Quem nunca ouviu falar na Serra Morena? O famoso complexo fica a 12 km do centro da Serra do Cipó e conta, principalmente, com duas cachoeiras. A primeira tem uma trilha fácil de cerca de 1 km, já a segunda fica mais acima, com uma trilha mais puxada. Mas todo o caminho percorrido vale a pena ao se deparar com uma queda de 100 metros de altura. Assim como a outra da Serra do Cipó, essa também é cobrada uma taxa de visitação. 

Se interessou? Veja mais sobre a beleza da Cachoeira Serra Morena.

Cachoeira da Serrinha – Mariana

Mariana é conhecida, principalmente, por seu centro histórico, com mais de 270 anos. Mas, além disso, a região da cidade também é ótima para ter contato com a natureza, sendo um dos locais indicados a Cachoeira da Serrinha. A cachoeira está localizada a 5 km do centro da cidade, que fica a 110 km de BH, e tem uma trilha em torno de 5 km que pode ser feita a pé ou de carro.

Quer mais informações? Confira um roteiro completo por Mariana.

Gostou das dicas de cachoeiras? Para esses e outros roteiros, siga o @aquipertin no Instagram.