FecharX

9 dicas para uma decoração acessível

Deixar a casa adaptada para idosos é uma necessidade dos tempos atuais



Créditos da imagem: Residence Venture
Main 143559 banheiro adaptado
O banheiro se torna mais seguro com algumas adaptações
Redação Sou BH
22/01/15 às 20:49
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

A verdade é que estamos ficando velhos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro está vivendo mais e chegando, facilmente, aos 73 anos. A decoração da casa onde mora um idoso deve ser pensada com cuidado, pois um ambiente não adaptado pode causar acidentes, como quedas e tropeços.

A regra é "menos é mais". Menos móveis, mais espaço. A instalação de barras de segurança no banheiro e em alguns espaços da casa são essenciais, mas há soluções que a própria decoração do ambiente possui.

O Sou BH listou nove dicas para deixar a casa perfeita para pessoas mais velhas ou com dificuldades de locomoção:

Piso: é bom aplicar o piso antiderrapante, pois assim diminui consideravelmente as chances de escorregão. É indicado colocar, principalmente, em banheiros, cozinhas e área externa, onde o piso costuma ficar mais molhado. Hoje, no mercado, é possível encontrar fitas antiderrapantes para escadas e o uso delas não vai deixar a sua casa menos bonita.

Iluminação: quanto mais claro o local! Use bastante abajures e luminárias, mas principalmente invista em lâmpadas mais claras. Além disso, o uso de janelas para iluminar o espaço é essencial. Com mais luz, fica mais fácil de o idoso perceber a presença de objetos no caminho. E evitar acidentes!

Décor Clean: quanto menos mobília melhor para a locomoção do idoso. A decoração clean é uma ótima opção para quem quer mais segurança com ares modernos. Além disso, um ambiente livre de objetos desnecessários parece sempre maior. Vale pensar que simplesmente evitar excessos de objetos e cores, sem planejar bem, pode tornar a casa sem graça. Por isso, apenas retire aquilo que for desnecessário.

Camas: prefira as camas tradicionais. Ao envelhecer, é melhor eliminar as cama do tipo box, pois são muito altas. O idoso tem mais dificuldade para sentar, dormir e levantar.


Cortinas: evite as persianas! Elas são mais complicadas na hora de abrir e fechar e pode gerar mal estar em pessoas mais velhas. Prefira a cortina de pano, que além de linda, é mais fácil de manusear.

Desníveis: se não for possível retirar o desnível, coloque corrimões, guarda-copos (que protege contra quedas), fitas antiderrapantes e iluminação nos degraus.

Maçanetas: é melhor colocar maçanetas tipo alavancas, as em formato de bola são difíceis de manusear para pessoas com limitação de movimentos.


Chuveiro: coloque dentro do box do chuveiro tapetes de borracha com ventosas ou frisos no piso com separação de três centímetros.

Sofá: o sofá não pode ser macio. Os mais resistentes são indicados porque facilita na hora de levantar.