FecharX

Qualidade de vida na melhor das idades

Instituições de BH investem em serviços especializados para o público da terceira idade



Créditos da imagem: Divulgação
Main sal%c3%a3o dan%c3%a7a hall musical 20140807021437
Salão Dança
Redação Sou BH
26/11/14 às 17:20
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Em Belo Horizonte, quem já está na terceira idade conta com uma série de produtos e serviços feitos sob medida. Algumas empresas se voltaram para a necessidade de promover o bem-estar da população idosa, lançando empreendimentos e inciativas criativas.

O Residencial Bossa Nova, por exemplo, chega à cidade de olho nos idosos com atrações que normalmente são pensadas para crianças. “Estudamos itens específicos de lazer e os principais atrativos oferecidos neste tipo de construção em outros países. A partir daí, desenvolvemos o projeto com vários itens, como espaço dedicado a aulas de música, horta individualizada, piscina coberta para realização de atividades físicas, pista para caminhada e outros”, explica Pedro Damásio, sócio da construtora Talent, responsável pelo empreendimento.

Beatriz Lima, que é professora de um Curso de Espanhol direcionado para o público idoso do Instituto Cervantes, conta que trabalha feliz em prol dos seus alunos, pois considera de extrema importância um movimento de valorização da população da terceira idade. “O curso tem a preocupação de dar satisfação ao aluno no que diz respeito às coisas que ele pode alcançar no momento de vida que está vivendo”, explica. 

O conteúdo das aulas trabalha de forma lúdica o espaço social dos alunos, por meio de experiências gastronômicas, aulas fora da escola, visitação a exposições, entre outros. Esse tipo de atividade pode melhorar aspectos como memorização, autoestima e socialização na vida dos vovôs e vovós. “Tentamos apresentar universos distintos para os alunos, como o computador, muitos não tinham contato com a internet, por exemplo. Criamos um grupo de e-mail para ajudar na interação entre eles”, acrescenta Lima.

As duas iniciativas foram pensadas para atender pessoas exigentes, que chegaram aos 70, 80 anos e não querem abrir mão da independência de vida que cultivaram. Como explica Damásio, a aceitação do empreendimento tem sido muito boa justamente por oferecer essa possibilidade. “Elas trabalharam a vida toda ganharam e pouparam seu dinheiro, é natural que queiram gastar com coisas que as agradem pessoalmente. Elas estão em um momento de vida que querem gastar com seus prazeres pessoais”, completa Damásio.

Conheça serviços direcionados às pessoas de terceira idade

Projeto Maioridade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG
Programação destinada a pessoas com mais de 60 anos. Inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, dinâmicas, atividades físicas e socioculturais. O projeto é realizado no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534) entre 7 de agosto e 1º de dezembro. Informações: (31) 3409-4220 | 3409-4790. Inscrições no link (http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=6332).

Núcleo de Estudos Escola da Terceira Idade – NEETI
Curso de extensão para terceira idade (abrange três aspectos atividade motora, intelectual e criatividade), além de informática sênior. Informações: (31) 3228-3103. Rua Cobre, 200 – Bairro Cruzeiro.

Clube da Maturidade
A entidade oferece cursos e atividades culturais para pessoas de terceira idade. Informações: (31) 3224-1420. Avenida Prudente de Morais, 901 – sobreloja; Avenida Bias Fortes, 1008, Lourdes.

Escola de Natação Oficina do Nado
Prática de exercícios físicos direcionados às pessoas da terceira idade. Informações: (31) 3361-4154. Rua Cláudio Manoel, 158, Inconfidentes – Contagem.

ECCOS: Espaço de Criatividade e Convivência Sênior
Atividades de Cerâmica e Yoga. Informações: (31) 3344-2091. Avenida Prudente de Morais, 621, sala 509, Santo Antônio.

Clube da Amizade
Cursos, dança, recreação, alfabetização e outros. Informação: (31) 3273.8590. Rua Espírito Santo, nº 1059, Conj. 1013, Centro.

Maioridade – Espaço de Convivência para o Idoso
O espaço oferece atividades específicas para o público da terceira idade, entre elas passeios, atrações culturais, e serviços ligados à saúde e estadia. Informações: (31) 3223-2535. Rua Paul Bouthilier, 304, Mangabeiras.

Chá no cinema

Sessões gratuitas e exclusivas para maiores de 60 anos. Elas acontecem em sala reservada no Cineart Boulervard (Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia). Informações: (31) 9387-7138.